FÁBRICA DE LETRAS DO JIMBO
EXPEDIÇÃO "Angola,t erra da Gazosa"
Voo TP, destino Luanda.
RIO KICOMBO . A CAMINHO DO SUMBE
Chorou ao despedir-se de mim no mesmo aeroporto e, eu que me fiz forte na altura agora relembrando correram-me as lágrimas, numa forte vontade de o rever, no mesmo aeroporto cuja sala de entrada perdeu o tecto falso pois os tubos semi descascados em desalinho correm em todos os sentidos e fica-se sem saber se são vias de ar condicionado ou os tubos de esgoto; francamente não fica bem aquele desalinho mas supera-se o descuido. Ali naquela sala de entrada tem controlo sanitário, alfândega, controlo de policia e bagagem; De vacinas na mão é-nos indicado o sitio de carimbação aonde gente improvisada e com bata dá valia aos papeis amarelos, e depois das boas chegadas por parte da policia vem a secção da bagagem aonde a dita gasosa agiliza as vistas, isto é tanto na chegada como na saída.
O primeiro impacto com os buracos destapados foram logo ali em frente ao aeroporto aonde os esgotos correm a céu aberto e, bem junto á saída da base da Força Aérea, entre esta e o bairro que já foi novo quando os cubanos o construíram; os bolos de batata doce, mandioca e banana assada com outras iguarias vendem-se no meio do espezinhado e nalguns casos vê-se lavar carros com as águas mais brancas ou fruto de águas negras ou águas vindas de tubos que pedem arranjo há muito tempo. Enfim o desenrasca funciona paredes meias com sítios nobres, lá aonde apearam o Afonso Henriques, o Luís de Camões ou a Maria da Fonte.
O sinaleiro da Maianga faz milagres para dar ordem ao trânsito quando não é deliberadamente desrespeitado e até lhe chamam nomes de macaco para cima; claro que não tem jeito, mas com tanto desarranjo é só mais um; e os vendedores que não nos largam nos cruzamentos ; desde a coleira para o cão às peúgas e até mobília vendem em plena rua. Os Libaneses resolvem o problema pondo milhares de crianças a venderem de tudo desde batatas fritas às ultimas novidades de CêDês produzidos em estúdios de Cazucuteiros do esquema.
O imbondeiro do bairro da Maianga entre a rua João Seca (continua assim) a rua da Maianga continua lá e com múcuas embora tapado com chapas altas a toda a volta e, de lá sai um ruído permanente esmerilado de quem, se calhar ganha a vida fazendo grades. Fazer grades tornando as casas prisões, continua a ser um bom negocio.
Nota: Este tema vai ter glossário na ultima crónica.
( Continua... Angola, terra da gazosa ... III )
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA