FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
EXPEDIÇÃO "Angola,terra da Gazosa"
Voo TP, destino Luanda.
CACHOEIRAS DA BINGA
Voo TP, destino Luanda.
A lufada de ar quente da chegada foi há dias atrás; Neste meio tempo li levemente a obra do sociólogo Paulo de Carvalho com o subtítulo desta crónica e que, só por si, revela a preocupação na mudança das coisas. O desejo de Kianda do Maurício dos Santos ( Pepetela ) também vem demonstrar que hoje as vivências fazem-se num confronto de ambivalência, das coisas com-fundidas no seio deste povo; o mesmo sol da secura e aridez, amadurece os produtos, a chuva que inunda é a mesma que os rega; a linguagem mitológica, a verdade das coisas é colhida entre o falso e o verdadeiro, baralhando o conceito da razão; No entretanto destas divagações de um Tuga, que sou eu , vamos a caminho do Sumbe, lá onde está o Cantinho do Inferno.
São 320 Quilómetros de Luanda até ao Sumbe (Ex Novo Redondo). Passada a Samba vem o Rocha Pinto a Corimba o Benfica o Futungo o Morro dos Veados e o Morro da Cruz onde a capela foi promovida a Museu da História da Escravatura; diga-se que com alguma razão de sêr pois, que foi dali do reino de N´gola que saíram muitos escravos para o Brasil mas, que fique claro que quando o Diogo Cão chegou á foz do rio Congo surpreendeu-se com a prática dos Indígenas, pois estes, já negociavam com as gentes de outras tribos e daí e, por falta de mão de obra noutras paragens resolveram fazer negócio como negreiros. Estes, estavam longe de imaginar que estavam espalhando uma diáspora de negros pelas Américas, um povo multicolor de uma só Raça, a Humana. E, daqui sairam mestiços, cafusos, mamelucos, pardos, matutos e mazombos.
Continuando viagem com marcação do meio fio e, quase sem buracos chegamos ao rio Kwanza. Aqui o controle é mais refinado mais pelos veículos do que propriamente pelas pessoas; a ponte suspensa tem alguma relevância, mas a destoar sucede o facto de alguns militares que por ali estavam desempoeirando preguiça nos terem abordado pedindo gasosa, a mesma que nos acompanhou sempre e por todo o lado e, desta feita perante o nosso semblante de interrogação, o militar de camuflado em jeito explicativo e em leque, indicou os demais companheiros preguiçando as pulgas matacanhas no varão da ponte, e estendendo a mão disse: - kota!... ajuda só... é p'ra levantar a moral e, com este pretexto engraçado escorregamos cinquenta kwanzas o que corresponde a duas fresquinhas cucas e ainda sobram cinco kwanzas a dar ao engraxador lá no Sumbe.
Cabo Ledo fica em plena reserva da Quiçama; até aqui não vimos qualquer espécie de bicho. Paramos na área de serviço provisoria, um amontoado de xinguiços tortos dispostos ao alto (paus tortos) cobertos com capim mal amarfanhado. Estas estruturas de mukifo tão "importantes" para quem tem de se refrescar e matar a fome, e além do mais ocupam as empresárias de nova geração; estas, fazem negócio vendendo as frias sagres, taifel, hansen ou cuca com galinha assada no espeto. Mas que bué, Háka!
( Continua... Angola, terra da gazosa )
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA