FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
A habilitação de herdeiros
A LAGUNA DE ORNELLAS
Aos vinte dias do mês de Janeiro de 1771, na fregueseia do Senhor Bom Jesus do Triunfo, Jerónimo de Ornellas, faleceu com a idade de oitenta anos. È interessante descrever aqui o inventário de Jerónimo de Ornellas Meneses e Vasconcelos por ser de mais valia a sua descrição para se perceber melhor os conceitos de posse de então na distribuição de bens e partilhas. Assim, descreve-se de forma suscinta os ítens que compõem a habilitação de herdeiros: « - 1º Bem: Títullo de prata, descrevendo “suas colheres de prata com o peso de 74 oytavas avavaliada quada oytava a noventa reis, somam seis mil seiscentos e sessenta reis 6#660. - 2º Bem: Títullo dos escravos, entre vários Inácia Crioulla de idade de doze annos avaliada em 76 mil e oytocentos reis s Domingos Angolla de idade de 60 annos avaliados em 12 mil e oytocentos reis, 12#800 e um possivel filho de nome Christovão Crioullode idade de quinze annos avaliado em 51 mil e duzentos reis, 51#200. - 3º Bem: Títullo de animais, entre vários, cento e sessenta e seis vacas de rodeyo avaliado cada hua a seiscentos e quarenta reis; Setenta e sete egoas de cria de burros avaliada cada egoa a mil quatrocentos e quarenta reis; Tres burros Echores avaliado cada hum a trinta e oyto mil e quatrocentos e quarenta reis. - 4º Bem: Titullo de movens, entre alguns outros, Humoratório com varias imagens avaliado em quatro mil reis (4#000) / Hua toalha de guimarãens nova de meya marca com seus guardanapos avaliada em três mil e duzentos reis (3#200rs.) / Duas Bacias de Arame de ourinaravaliadas ambas por seiscentos e quarenta (640rs.) / Quatro pratos de lonça de Veneza, seis com seis pires avaliado tudo por tres mil e duzentos reis (3200rs) / Hua fisga avaliada em duzentos reis (200rs) / Hua foice e hu Machado avaliado tudo por novecentos e secenta reis (960rs.); Três foucinhas de cegar trigo avaliadas por novecentos e secenta reis (960rs.). - 5º Bem: Titullo casas, onde se lê: Huas casas nesta Freguesia cobertas de capim avaliadas em trinta e oyto mil e quatrocentos reis (38#400 rs.) / Hua chácara cita no subúrbio desta Freguesia avaliada em trinta e oyto mil e quatrocentos reis (38#400 rs.). - 6º Bem: Adenda de “gado vacum”: No ano de 1755 houve marcação de “dezoito Bestas muares que avaliaram cada hua a mil e siscentos reis e todas a soma e quantia de vinte mil e oitocentos reis (20#800)” / “quatro potrancas que avaliaram cada hua a seis centos e quarenta reis e todas a soma e quantia de dois mil quinhentos e sesenta reis (2#560)” / quarenta e oyto terneiros e terneiras que avaliaram cada hua a oito centos reis e todos a soma e quantia de trinta e oito mil quatrocentos reis (38#400 rs). » Na separação dos bens à viuva Lucrécia Leme Barbosa coube o escravo de nome Gregório, avaliado em 90#600rs e mais outros 4 escravos que aqui não referimos.
Os dados de partilhas apresentados em resumo sobre Jerónimo de Ornellas e Vasconcelllos, serve para demonstrar à sociedade, o seu papel no Brasil – Meridional.
Como pioneiro desbravador de territórios até então não explorados, Ornellas, quer tropeiro, quer orgnizador de comunidade, tem-se em conta a “estância” ou fazenda como núcleo civilizatório; a sua “casa grande”; a sua sanzala; a sua capela, cemitério e a igreja ladeada de casas sociais ou comerciais na rua principal. Frontarias de edificios de administração ao estilo português como qualquer outra urbe do reino distante de Lisboa.
Outros interesses sociais como a justiça, arquivo e administração económica, cuiltura e política não foram descuradas pela mão de Ornellas.
( Continua... As heranças... XV I )
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA