FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
O Kimbo, de forma sumária dá a conhecer a obra de Adulcino Silva intercalando os seus escritos “POVO IMBINDA” com as crónicas de Mayombe do Soba T´Chingange. De quando em vez, o Soba acrescenta como relator pequenos pormenores aos ítens de “A verdade Oculta” por ser conhecedor do território de Cabinda..
CABINDA - A VERDADE OCULTA
De Adulcino Silva
O problema de Cabinda não é militar, nem político. E uma questão jurídica.
O autor de Cabinda - A Verdade Oculta mostra o esbulho, libertinagem e traição que envolveu genéricamente as descolonizações do após 25 de Abril de 1975.
Além de jornalista, Adulcino Silva foi operador de imagem de TV, tendo sido produtor radiofônico
Buco Zau
Sumula abreviada do livro
Os descolonizadores portugueses, não tiveram em conta aspectos de ordem histórica, social, cultural e jurídica em Cabinda
Os resultados dessas imprudências e desses erros podem ser trágicos para os Cabindas, e poderão no futuro vir a levantar a tese da restauração do antigo Reino do Congo
O tratado de Simulambuco não foi respeitado pelos responsáveis morais e materiais da descolonização. 0 espírito independentista dos Cabindas foi ignorado, o mesmo acontecendo às ligações existentes entre Cabinda e Portugal (antes mesmo de 1 de Fevereiro de 1885), bem como a Constituição da República Portuguesa de 1933, no parágrafo 2º da 1ª parte das garantias fundamentais da Constituição da Nação portuguesa.
Os Imbindas ou Cabindas, somente uma vez, foram livres de escolher quem queriam como governador, amigos ou aliados (1/2/1885). E essa vontade expressa democráticamente em documento jurídico, não foi respeitado pelos descolonizadores, nem mesmo, pela própria ONU.
Cabinda tem a superfície de aproximadamente, dez mil quilômetros quadrados, correspondente a cerca de quinze vezes a superfície da ilha da Madeira. Para além de petróleo, o subsolo de Cabinda possui urânio, ouro, diamante, fosfato, manganês, ferro, entre outros minérios. Produz café, cacau, banana, mamão, papaia, milho, mandioca, cítricos, feijão, batata, entre muitos outros produtos agrícolas. É, também, produtora de madeiras, algumas de espécies raras, e reúne todas as condições para várias espécies de pecuária.
A um de Fevereiro de 1885 tomou-se protetorado de Portugal por vontade expressa dos legítimos representantes dos seus povos, o que revela, na «opinião júris» internacional, um princípio de um «certo direito dos povos de disporem de si próprios».
(Continua)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA