FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
NA CIDADE DE BOM CONSELHO, 3 DE FEVEREIRO DE 2010
ADRO EM FRENTE DA IGREJA MATRIZ
BOM CONSELHO - PERNAMBUCO - BRASIL
Na curiosidade de conhecer o interior do Brasil vim até terras mais frescas de Pernambuco e, aqui estou em pleno agreste, de vales longos com montes a circundá-los. Porque tem chuvido nos ultimos dias a paisagem a perder de vista é verde, muito gado a pastar entre cercas, muitos cavalos e burros na proximidade de casas. Estas casas ao estilo colonial de duas ou quatro águas e varanda ao redor, lembram-me as mesmas casas de taipa com aspecto esfolado e humilde do planalto de Angola; Tudo aquí é muito idêntico na topografia e aproveitamento das terras com T´chimpacas retendo as águas nas encostas e os tufos de matas de pau de manga e abacate, lavras e n´nhacas dispersas de mandioca, um ou outro pé de café arábico, goiabas, jácas e uns quantos mamões.
As árvores jurema e pau ferro confundem-se ao logo das encostas parecendo ser as espinheias do sul de Angola e que aqui tomam outros nomes como a garoba. A contornar as cercas erguem-se árvores de grande porte com flores vermelhas extremamente bonitas, celeiro requintado dos beija-flôr; são as conhecidas árvores existentes no centro de África a que chamam de mulungu. Até pelo nome se dá conta que é coisa aficana e, por isso dei a esta breve crónica o seu nome como título para não esquecer. Mas, também temos nos campos e ruas as lindas acácias rubras, encanto da minha rua da Maianga em Luanda e quase um património da cidade de Benguela.
Tal como no Cuamato, Chibia ou Namacunde, as cercas e currais, fazem-se em um tipo de cacto na forma de arbusto com carnudos tentáculos que se entrecruzam tornando o espaço fechado; este cacto de nome avelóz tem a particularidade de afugentar o gado pois que, liberta uma seiva leitosa corrosiva que impede a sua aproximação. Alem de ser venenosa pode, se não houver cuidado, cegar pessoas ou animais.
Ao redor das casas também se pode ver um arbusto da altura de uma pessoa que dá uma espécie de feijão frade a que chamam de andu.
Como cidadão do mundo e como um caixeiro-viajante vou conhecendo o mundo, cidades de gente com hábitos particulares. Sempre encontramos alguém que por simples nadas, nos entusiasma a viajar livremente, fazendo com que se esqueçam agruras d´outras gentes decepcionantes.
Estava compilando estas fotografias na minha mente no largo da igreja matriz de Bom Conselho quando ouço a bom som a “Avé Maria de Shubert” jorrando de altifalantes lá do alto das duas torres. Eram as boas vindas aos muitos peregrinos, romeiros que regressavam de Juazeiro do Norte, terra natal do Padre Cícero; foguetório por toda a cidade.
A noite caía rápido e com ela ouvia-se o correr dos estores das largas portas do comércio, casas de ferragem, farmácias e comércio em geral.
A redoma do padre Cícero iluminou-se na hora do ónibus saír via Rio de Janeiro; quarenta e duas horas de viágem contínuas esperavam soma à viagem do Sebastião do olho verde, filho do seu António do sítio da Rainha das Pedras ou dos Pios, sítio fronteiro à pedra grande dos macacos; ia tentar sorte num outro trabalho em terras buliçosas mas, de mais rápida ganância.
(continua ...lavrando com dois carrapatos- II)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA