FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
Uma visão do território
MADEIRAS DO MAYOMBE
Cabinda tem a Norte o rio Chiloango que domina a savana com muitas manchas florestais até junto a Buco-Zau, mas é a partir do Dinge que a floresta se torna mais densa. Contudo, é no Alto Maiombe que ela assume a sua dimensão monumental, gigantesca, encerrando todo o esplendor e sortilégio referidos por cronistas, pintores e jornalistas que conhecem esta maravilha da Natureza e dela se ocuparam. A serra de Muabí com mais de
Um dia perguntei ao Sargento Xisto se podia transferir dinheiro para a Metrópole, pois que tinha em mente gozar a minha primeira licença graciosa, mas, foi-me dito que eu, da incorporação de Angola não tinha esse direito; Bolas!..., Afinal além de ser branco de segunda também era um militar de segunda e, fiquei revoltado com vontade de saltar para o outro lado, ir até Ponta Negra, juntar-me ao pestana Pepetela que diz ter andado por aquelas matas do Batassano. Outros meus colegas fizeram-no desviando um avião “friendechip” para Point Noir. Urna das grandes riquezas de Cabinda é o seu lençol freático. É enorme a proporção de terras imersas em relação à superfície total do território. Possui vários rios, ribeiras, lagoas e pântanos. Chiloango é o rio mais imponente. Nasce no Zaire e faz fronteira em parte do seu percurso, entre aquele país e Cabinda desaguando no Oceano Atlântico, próximo de Lândana.
Cabinda foi elevada a cidade no ano de 1956, na sequência do grande surto de desenvolvimento. Favorecida por especial regime alfandegário, Cabinda tornou-se num grande centro comercial da África Ocidental. No decênio de
Tando-Zinze, Lugar onde o relator passou alguns meses, era considerada a maior povoação rural de Cabinda situando-se a
A importância de Tando-Zinze está ligada de maneira inequívoca a fatores de ordem histórica. Foi região sede do antigo reino do Congo. O seu florescimento iniciou-se em meados do século XVIII, com a fixação de uma importante missão católica dirigida por padres franceses com comerciantes portugueses e franceses.
Belize, vila, capital do Alto Maiombe, fica no «coração» da portentosa floresta equatorial. Exerce influência sobre as aldeias da região, nomeadamente Cango, Ganda, Luali, Caio- Guembo e Miconge (Sanga Planície).
É na zona geográfica de Pangamongo (ex-Beira-Nova) onde se concentra cerca de dois terços da população total de Cabinda. A zona de Belize, cuja maior parte da superfície é coberta de floresta, a densidade é inferior a oito habitantes por quilômetros quadrado.
( Continua .... IV )
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA