FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
O projecto de Nelo
O fiel depositário de Sakapwma* ( Seu Pai )
ARTE PRIMITIVA . LUNDA
Se não mantivéssemos estes objectos juntos, esta pequena migalha da cultura mundial perder-se-ia. A arte Africana ao entrar na Europa influenciou estéticamente artistas como Picasso ou Matisse que admiraram a animação dos objetos e seu primitivismo...
A cultura Lunda ou Kioka, nasceu das tribos Bantu, silvícolas, recolectores e caçadores que esculpiam todos os aspectos da vida. Traçavam seus dotes artísticos com uma simples faca fazendo instrumentos de uso diário como pentes, adornos vários e artefactos de uso em suas casas e cozinhas. As paredes de suas casas eram decoradas, seus corpos tatuados, seus penteados adornados com criatividade.
Na falta de registos escritos, a cultura oral que passava de pais para filhos, tal como a sua arte primitiva e costumes, eram as bases que perpectuavam no tempo. Este é o legado Kioko ou, tchockwe, sendo que sua arte constitui raridade e, por isso, mais reputada na avaliação de seus artigos da arte a nível mundial.
As revistas “Art d´Áfrique Noir” de Roul Letuart referem a arte Tchockwe como sendo das obras mais cotadas no mercado de artes primitivas; as famosas estátuas T´chipinda e Lunda mais conhecidas por Mwatshianvua e Lweje-Ya-Konde (casal fundador do império Lunda), atingiram nesse mercado de arte, o 1º lugar da tabela de preços. Isto é referido no livro “Identidade e Patrimônio Cultural” da autoria do antropólogo e escritor Henrique Abranches.
Acácio “Sakapwma”, iniciou suas esculturas em madeira respeitando a arte, conteúdo, e corte com machadinha, faca nativa e formões. Esculpiu o casal do império Lunda, de rara beleza, talhando a madeira de forma muito pessoal preservando a traça original. Independentemente dessas peças preciosas que marcam sua obra, esculpiu outras de renome e forte cunho na identidade deste povo, o “T´shipinda Katele” (caçador), o casal “Mama Wa-Knkw” e “Mwkuluana Wa Kwkw” (pensador e pensadora), talvez a representação mais marcante e admirada internacionalmente, pois que mostra um casal de velhos esperando a morte.
Como obra inédita, tem uma peça única em madeira, com quatro pessoas que mostra a cena do “Kaponye” (parto). Além das estatuetas temos as máscaras, masculinas e femininas: umas decorativas, outras para uso em danças populares ou profanas.
É rica a diversidade deste conjunto, sendo as máscaras por demais importantes em suas vidas. O bastão decorativo é uma peça importante e de uso dos chefes ou notáveis como insígnias do poder. O artista “Sakapwma”, não poderia deixar de criar quatro destas belas peças.
Em relevo, criou cenas do quotidiano representadas numa tábua de madeira e duas peças de alumínio fundido, uma dourada a outra prateada. No conjunto do espólio de arte tchockwe, trabalho rico em arte e de difícil elaboração é a incisão de figuras e simbologia em cabaça natural, obra que os nativos muito praticavam e valorizavam. Não há referência de haver outro branco que tenha ousado gravar em cabaça.
No campo das esculturas, não poderia faltar o trabalho em marfim; a realização de um artista é reconhecida devido à dificuldade e paciência na sua elaboração; e Acácio “Sakapwma” executou uma jarra com altura 38,5cm, com o diâmetro interno de 13x10,5 cm e o peso de 2kg. Esta peça consumiu 18 anos de trabalho na sua execução.
( Continua ... )
José Manuel Primo Videira (Nelo)
Subscreve: O Soba T´chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA