FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
EXPEDIÇÃO "Angola, terra da gazosa"
“Benguela, terra das acácias rubras"
PRAÇA CHE GUEVARA EM HAVANA
Depois da Catumbela, do canavial de açúcar que já não era e da fábrica de whisky Sbel enferrujada por abandono seguiu-se a ponte que já tinha sido, à entrada de Benguela. Este contratempo do tinha e havia forçou-nos a um pequeno desvio pela mulola seca mas, aí estava a cidade das acácias.
Aqui os crioulos em rebeldia de fazeres e dizeres ao rubro, reforçaram valores Angolenses e, não permitiram que Cubanos levassem as suas acácias. Nesta cidade mestiça ficou algum aprumo e uma catedral em forma de bivaque.
Aqui o caldeamento do mundo negro num predisposto protesto com os Lusos brancos do puto e alguns Mazombos, nunca atingiu a negritude plena; ficou a mística de muitas castas, estímulos e sentimentos.
Aqui me encontro. Isto continua a ser Benguela!
A Benguela mulata salientou-se nesta viagem de contrastes!
Em casa de gente mulata fiquei; a Dona Adelaide foi o máximo no carinho que nos reservou durante um escasso fim de semana e, por imperativos mútuos só ali ficamos o tempo que se quis mas, naquela casa do Amor (Amor é o nome de família) o almoço da muamba, o saca-saca, o mezungué, e os bolinhos de fabrico próprio deram conversa para animar aquele um sábado de Julho; Os mosquitos, também eles acariciaram-nos de amores e, tantos que tive de me refugiar no quarto do 1º andar; ali no canto estava uma “kalachenicoff “a guardar-me ou talvez não, pois que pode ter sido com esta que o Amor esfacelou a sua perna em luta com um ladrão de quintal. Perna que agora já não tem!
A muleta substituiu a perna!
O tempo condicionou a vida (ao rubro).
Naquele quintal havia uvas, gajageiras, sape-sape e até maçã da índia e, ainda há!
Daqui os Cubanos nada puderam levar. Levaram isso sim placas de marmore retiradas do cemitério para levar para Cuba e todos os autocarros de clubes e outros para servirem em e El Pinar, Matanzas perto de Varadero e em Cienfuegos perto da Baia dos Porcos.
Nota do Autor: Anos depois fui a Cuba em passeio e vi um autocarro do Lobito futebol Clube com alguma tinta visivel na marginal de Havana. Apreciei nos cemitérios os mesmos mármores usados em Angola idos de Vila Viçosa (estão lá para que quizer ver). As pedras às vezes falam!
(Continua... Angola, terra da gazosa...XIII)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA