FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“Corrupção”
Opinião de Clara:
Clara Ferreira Alves
“Jornalista do Expresso”
Existe em Portugal uma camada subterrânea de segredos e injustiças, de proteções e lavagens, de corporações e famílias, de eminências e reputações, de dinheiros e negociações que impede a escavação da verdade. *Este é o maior fracasso da democracia portuguesa*
Opinião do Soba:
Canguixe é um Pilão
As forças políticas dos paises em desnvolvimento como Portugal que levam à corrupção persistente, têm élites que usam a riqueza real ou fictícia de entidades estatais, organismos pouco vigiados por organizações populares ao aumento da sua própria fortuna.
Aqueles, mesmo perturbados pelos “midia”, opiniões e, ou blogs, não saem de cena simplesmente porque lhes apontam as consequências de suas ações ou sua falta de moralidade. Os cheques mensais para o compadrio arregimentado sustemtam-se num aparente descomprometimento com o “lesa público”. O dinheiro é visto pela corja “oligarquica” como o senhor supremo que tudo cala e tudo consente numa violação descarada à democracia e até aos direitos humanos mais básicos da sociedade.
Há sempre um controlo por interesse especial na condução de averiguações, criando um modelo de previlégios ao executivo, asseclas de um círculo de manhosos amigos que se entreajudam a se manter no poder.
Para que os cidadãos possam impedir a corrupção, necessitam saber da parte de quem manda o que está acontecendo sem sofisma.
“O melhor anti-séptico na natureza é a luz do Sol”.
O direito dos cidadãos à informação deverá estar acima de qualquer reinvendicação de confidêncialidade dos negócios feitos por políticos em exercício.
Em Portugal, ao invés daquele anti-séptico da luz do Sol há cortinas trnslucidas de combinações tóxicas que minam o apoio ao país e à democracia com leis de laudémios.
Da lavra do,
Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA