FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
O projecto de Nelo
O fiel depositário de Sakapwma* (Seu Pai)
ESCULTURA AFRICANA
Fazia parte do seu trabalho o registo fotográfico de tudo o que via para valorização e enriquecimento didático do acervo do Museu, para o qual tirou milhares e milhares de fotos chegando até a colorir fotos a mão. Acácio não deixou de registar para si e para acompanhá-lo, momentos que iriam perenizar a sua vivência, criando um álbum de 2500 fotos retratando o dia a dia, tatuagens, penteados, pinturas em paredes, artesanato, rituais profanos e de circuncisão, armadilhas, etc.
Para sua obra se tornar completa precisava do registar em filme algo de muito marcante. Houve poucos brancos a assistir a uma cerimônia de Mukanda (circuncisão) proibido para estranhos à sua cultura e muito menos a brancos. Acácio intermediou filmagem do ritual em película de 8 mm.
Foi o único branco a assistir filmando parte do ritual secreto do Mongongue; houve o episodio de um padre que forçou assistir à mesma, e só não foi linchado pelos nativos devido à oposição de outros nativos não intervenientes na cerimônia. Seus pedaços de filmes em que mostram outras cenas do dia a dia geram um tempo de cerca de 60 minutos Este material actualmente deve ser uma das últimas raridades em posse de um particular. A beleza de todo este patrimônio que levou cerca de 60 anos a concretizar, constituem pela qualidade e diversificação, um pequeno museu.
O conjunto da obra está ilustrado com a narrativa do que representa cada peça, sua lenda e todo o seu conteúdo histórico nos usos e costumes.
De realçar do conjunto de peças, são as bandejas de feiticeiros, que por raríssimas, poucos Museus as possuem; quatro das peças têm mais de 300 anos e outras várias têm 200 anos. Tomou-se por credível a informação dos ofertantes herdeiros daquele espólio. Estas bandejas eram ferramentas de trabalho de seus possuidores, de alta estima pessoal sendo que a, feiticeiros da tribo lhes sucedia sempre por herança de tio o sobrinho uterino, que era preparado desde a nascença para essa profissão.
Estão por isso, essas bandejas, carregadas de energia de milongo, trabalhos de adivinhação e orientação. Faz parte da coleção um instrumento primitivo de fazer fogo por fricção de madeira em madeira, sem data determinada.
Note-se que este legado nativo não possui uma peça artesanal; todas eram de uso pessoal ou do Kimbo da tribo, tornando-as antiguidades dignas de qualquer conceituado museu.
Acácio Sakapwma tem também um livro de sua autoria feito para o acervo do Museu e distribuído pela Companhia para alguns museus e Universidades. Trata-se de centenas de desenhos de gravações em cabaças e pintura com aquarelas, também de sua autoria.
(Continua...)
José Manuel Primo Videira (Nelo)
Revisou: O Soba T´chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA