Sexta-feira, 18 de Junho de 2010
MUXIMA . III

FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO

“A MACUMBA no terreiro” 

 

Candomblés

Na história das coisas, um Blog, é simultâneamente um instrumento de informação, crítica ou formação cívica imiscuindo-se em todas as esferas do conhecimento: Politica, costumes ou ciência numa infínita curiosidade do saber, entender as coisas da vida, da verdade e justiça. O Kimbo é tudo isso, virado ao mundo Lusófono, dos países dos PALOPS e, muito especialmente Angola, Brasil e Portugal formando o triângulo Atlântico.

Rio de Janeiro é a capital do culto de origem africana conhecido por “UMBANDA”. Em Pernambuco, no Recife toma o nome de “XANGÔ”, e, em Bahia é conhecido por “CANDOMBLÉ” .

A UMBANDA, chegou com os escravos do Congo, Angola, Moçambique, Costa do Marfim, Guiné, Sudão, Senegal, Togo entre outros, tendo viajado nos porões imundos dos navios negreiros. Por ser proibida a prática desses costumes pelos colonizadores católicos, os Umbandas incorporaram São Jorge, Santo António e outros santos aos seus espíritos à semelhança do que faziam os caboclos do Brasil; divindades indígenas ajustadas às seitas espíritas seguidoras de Allan Kardec e, tendo como seu maior expoente Chico Xavier.

 

Aqui tem macumba

As UMBANDA, XANGÔ E CANDOMBLÉ, no Brasil, foram no tempo de colónia e reino perseguidas e ridicularizadas sob o nome de “MACUMBA” mas, como coisa proibida, prosseguiu no tempo havendo hoje talvez, cem mil “TERREIROS” espalhados pelas Américas do Norte e Sul. Tendo sua base africana, a Umbanda tem no Brasil o maior baluarte, cultivando divindades estrangeiras, vultos de lendas da história, heróis populares, santos católicos e espíritos, numa vertente hospitaleira, como um convívio de sanzala.

É na Bahia e Pernambuco que a macumba melhor conserva a sua pureza africana prevalescendo no topo a relegião Sudanesa do “YORUBA”; genéricamente abrange todos os povos Bantus tão exímios nas suas superstições de Kiandas de cultos dos antepassados  num perfeito sincronismo com os espíritos de Allan Kardec na sua teoria da encarnação, da evolução cósmica e do karma.

A Umbanda de São Paulo e Rio de Janeiro adaptou à tradição africana e amerídia uma prática mais em armonia com o estilo de vida racional e urbana.

 AS DUNAS DO SOBA

O deus “OLORUM” dos sudaneses foi esquecido em substituição dos “ORIXÁS”, entidade divina com histórias e atributos próprios com desvios para os santos católicos com o fim de escaparem à pressão exercida pela igreja do periodo da escravidão como por exemplo, do padre Jezuita Manuel da Nóbrega, fundador da cidade de São Paulo.

Sendo assim o “OXALÁ” é identificado como Cristo; “XANGÔ” corresponde a São João Baptista e São Jerónimo, o “OGUM” a São Jorge e o “OXOSSI” corresponde a São Sebastião.

O diabo que foi substituido pelo “EXU” patica maleficios e presta-se a feitiçarias. É o principal agente das magias, um deus brincalhão “Yoruba” temido pelos umbandistas pelo seu poder maléfico.

Os brasileiros incorporam na essência umbanda outros espíritos como os “FILHOS DE SANTO” que actuam nas festas religiosas introduzindo o espírito desencarnado  chamado de  “PRETO VELHO”, alma dum século ou kota escravo antepassado ou mesmo a alma de um amigo ou parente recém falecido e que, se destacou no meio umbanda da seita. E, vem a “FILHA DE SANTO”, o “CAVALO”, ou “O CABOCLO”, um índio da tribo.

O politeísmo africano com o prestigio de seus deuses N´Zambis, mantem-se  na tradição de lendas por transferência oral, complementada com música e danças nos contactos espírituais de grande eficácia na magia. Milhares de médiuns ministram esta prática ajustada às necessidades dos adeptos, seguidores ou cultivadores, fomentando a democracia do sistema umbanda que dançam e pavoneiam altivos, no meio dos homens.

 

Bibliografia consultada: O caos das seitas de J.K.Van Baalem

(Continua…)

O Soba T´Chingange



PUBLICADO POR kimbolagoa às 14:48
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