FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“SIMÃO TOCO - um misto de revolução” - continuação
Todas aquelas seitas tinham a relegião Cristã como base mas, no entanto, os seus ensinamentos tinham uma interpretação livre da Bíblia. Criar associações clandestinas de acção anti-colono numa vertente racista era a sua intenção. A Watch Tower, fundada em 1872 nos Estados Unidos da América em Brooklym de New York onde ainda hoje mantêm a sua sede, apoiaram sempre esses movimentos emancipalistas e, desta fusão de conivências surgiu um tal de Simão Lasso que nascido em 1908 em Cabinda, deu seqência àqueles propósitos.
catanas do desespero
Na África Colonial Portuguesa, em Luanda, capital de Angola, foram encontradas armas brancas, catanas e canhângulos sob o altar da Sé Catedral para uso na revolta armada que teve início a 4 de Fevereiro de 1961; eclodiu então o assalto às prisões de Luanda seguindo-se a matança no Norte de Angola de brancos fazendeiros e pretos umbundos originários do Sul. O Exército de Libertação de Angola FNLA, com Holden Roberto no comando, um mestiço cunhado de Mobutu, de medíocre capacidade mas impregnado de muito ódio aos brancos, recebe milhares de dólares, fardamento e armamento moderno fornecido pelos Americanos.
A maioria de roças de café, cacau, algodão, coquenote e sisal dos distritos de Bengo, Uige, Zombo, Negage e Malange, aonde predominavam as etnias Ambuíns, Icolos, kicongos e kimbundos, foram atacadas com a maior das violências então conhecidas.
O Indigenismo em Angola foi cultivado pelas “ONG´S” trabalhando secretamente com missionários protestantes no âmbito do Concelho Mundial das Igrejas “CIME”. A agenda neo-colonial Estaduniense com capa de neo-liberal, cria em todo o mundo braços armados em apoio àquele subterfúgio de evangelho.
Curiosamente os Americanos na só sua guerra fria contra outras ideologias e tendo o seu mito de controlar o mundo vai gerindo a política e religiosidade criando núcleos fantasmas embrulhados na CIA e surge além do ELNA em Angola, “ Os Contras” do continente Sul-Americno que em operações triangulares envolvem trocas de armamento por droga e, surgem os “Irã-Contra”, rebeldes anti-Sandinistas da Nicarágua.Todo o finânciamento àqueles rebeldes e pastores era fornecido pela Fundação para a Democrcia “ NED” dirigida pelo Congresso dos E.U.A.
Também é bom recordar que em 1969 nasce o movimento “NÃO FAÇAS ONDAS”, que veio pouco depois, em 1971, a mudar o nome para “GREENPEACE”, tendo o veterano da Inteligência Britânica de nome Ben Metcalf no comando.
Um importante membro daquela organização, de nome Robert Hunter, afirmava em 1971 que “em lugar de mísseis balísticos, nós disparamos imagens, bombas mentais transportadas pela mídia mundial”.
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA