FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“Contradições do Império”
De quatro em quatro anos e desde 1789 ocorrem as eleições presidênciais nos Estados Unidos da América. Aos concorrentes a presidente não se faz nenhuma exigência e, nem necessitam de ser dotados de talento especial ou terem muito dinheiro ou mesmo pertencerem a uma casta de élite para se chegar ao topo da nação. A presidência Norte Americana é o trono do homem comum. De uma lista de mais de 40 presidentes até hoje eleitos, tiram-se uns cinco deles como tendo personalidade verdadeiramente relevante. Os ricaços Rockefeller, J.P.Morgam, Henry Ford ou Bill Gates jamais ambicionaram ir morar para a Casa Branca. Governar a América cercada de burocratas em geral inoperantes, não é para eles uma boa tentação em comparação com o seu bem mais proveitoso, o mundo dos negócios.
A Europa, mesmo depois da Revolução Francesa de 1789 o povo continuou com uma actitude mental de subordinação aos feudos nobiliárquicos; essa mentalidade servil no Novo Mundo evapora-se com novas oportunidades em cada canto e em qualquer mistério de vida. Em realidade, nos primeiros 120 anos da América verificou-se uma verdadeira oxigenação às mentes do mundo, povo orgulhoso em ser livre, com reticências para os negros.
A outra América com “a causa dos negros” e sua subjugação ao homem branco era escamoteada até surgir Luther King; o mundo do algodão com seus muitos escravos negros idos de Costa do Marfim, Guiné, Costa do Ouro, Golfo de Benim, Gâmbia, Senegal e Camarões, não tinham direito a nada a não ser trabalhar.
A América a partir do sonho de Burr que se traduzia no desejo expansionista, nunca mais os Estados Unidos da América abandonaram essa propensão; por compra, adquiriram a Louisiana a Napoleão e o Alasca aos Russos, ajustaram-se com os primos Canadianos a ficar com os territórios acima do rio Columbia até ao paralelo actual que vai de Washington a Dakota do Norte mais o Oregon ainda pertencente à coroa Britânica,
Quatro milhões de colonos entre 1820 e 1840 penetraram e ocuparam a bacia do Missíssipi e Missouri alargando o território da União ampliando 60% à sua formação original. Tomaram aos índios as Montanhas Rochosa até que em 1849 Andrew Jackson invadiram o México vingando-se de Pancho Villa; com o pretexto de proteger o Texas atacou-o terminando num humilhante tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848. Em troca de 15 milhões de pesos, os E. U. A. anexou uma área de 2 milhões de Km2 levando nesse então a que o escritor Walt Whitman afirmasse: “Como o México é miserável e ineficiente – com sua superstição e sua burlesca liberdade”. E, assim
“os gringos”uniram o Atlântico ao Pacífico.
O GALO DO SOBA . PINTURA DE T´CHINGANGE
Em 1901, cinquenta e dois anos depois da aquisição do México por meia dúzia de garrafas de “tequilla” Theodoro Rosevelt abre a guerra com a Espanha tomando-lhes Cuba, Filipinas e Porto Rico.
As ilhas de Guam tinham sido tomadas de assalto em 1898 e em seguida tomaram o Havai e o Haiti aos Franceses; do Haiti só sairam após a entrega das ilhas a um fantoche chamado de Duvalier que governou em ditadura; seguiu-se-lhe o Papa-Doc com sua feróz gendarmeria através dos seus “Tom-Tom Macutes”. No seu impulso de guerreiros guardiões do globo e, com Franklim Roosevelt entram na segunda guerra mundial proporcionando-lhes uma saída à forte recessão de 1939 (ler vinhas da ira) com o envio de géneros alimentícios, maquinaria de guerra e ajuga militar, ajuda paga com juros pelos Europeus através do plano Marchal.
Em 1953, Lyndan Johnson entra em guerra com a Coreia com um falso pretexto de serem ameaçados nos mares de Nanquim, uma inventada tramoia de um hipotético ataque; sempre, sempre queixando-se de serem “o fardo branco” na preservação do mundo.
Bibliografia consultada: América - A história e as contradições do império por Voltaire Schilling
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA