FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“UMBANDA - um misto de macumba”
AVE DO PARAISO
A UMBANDA tem o seu espaço principal no chamado “terreiro” com liderança sacerdotal dos “pais ou mães de santo” seguido dos “cavalos” que servem de montaria para os espíritos que os incorporam; seguem-se os “cambonos”, auxiliares dos pais e mães de santo que assistem os cavalos quando entram em transe nos seus trabalhos mediúnicos durante as “sessões”; depois vêm os “organs” espécie de protectores prestigiosos; As “curimbas” dão ordem à gira dos filhos de fé ; os “guias” dão explicações sumárias aos “interesseiros”, gente com problemas normalmente católicos e que buscam uma saída de cura ou desafogo de vida “trancada”; os guias são auxiliadas pelos “passes”, gente com pretenções a seguir na escola hierárquica, por assim dizer “os apanha bolas”.
As manifestações mediúnicas dos cultos sucedem com os “cavalos” que são “tomados” pelos espíritos que sacodem violentamente seus corpos e fazem com que rodopiem e dancem em transe, já transformados nas entidades que os possuem. Depois da tremideira assentam-se em banquinhos fumando charutos ou cachimbos (canguixes) e, assim atendem seus “consulentes”. Os “caboclos” ou “pretos velhos” escolhidos pelos consulentes, ouvem estes abrindo seus corações, fazem pedidos e explicam seus infortúneos e dificuldades.
O TOMILHO DO PARAISO
A entidade responde através do cavalo, sendo por vezes necesário um “cambono” para traduzir aquele línguajar complicado. Aquele espírito encorpado no cavalo desvenda os mistérios da vida do consulente, descobrindo-lhe as causas de seus problemas. “ A piedade e a esperança” estampam-se em sua fisionomia quando recebe os “passes”, as bençãos e o consolo de que os consulentes necessitam.
A UMBANDA é uma relegião bastante complexa elaborada com sincretismo, herdeiro do rictual Yoruba com filosofia acrescida de reencarnação na lei kármica dos budistas com incorporações mediúnicas conforme os cultos Bantus de África, aliados ao espíritismo kardecista.
Adicionadas às crenças africanas, católicas, budistas e espíritas, a UMBANDA também faz uso da Numerologia , a teoria dos talismãs, os signos de Salomão e a Astrologia; em realidade uma amálgama preparada num “abismo de perdição para milhões de brasileiros” segundo a visão dos Envangélicos e Leitores da Bíblia Sagrada; estes acham incrível que pessoas dotadas de inteligência média, possam ser iludidas por sistema religioso tão incoerente e baixo, afirmando ainda ser o poder de satanás em acção enganando milhões de almas, no país dos espíritas, o Brasil.
(...FINAL)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA