EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM
Afinal, quem foi Chico Xavier? Um génio, um predestinado ou um precursor?
Ao longo das sessões espiritas em diferentes anos, surgiram Eça de Queirós com o crime do padre Amaro, Guerra Junqueiro, as "Cruziliades", um novo poema épico de Luis de Camões zarolho e ressecado de amores e Oliveira Martins, um entendido em operações financeiras no início do sécloXX.
Chico, iniciou sua actividade espírita no Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo, depois devido a uma insistente labirintite mudou-se para Uberaba já com 17 centros Kardecistas; ali Chico pensava estar mais protegido espiritualmente.
Uberaba é uma cidade agora bem conhecida porque ferroviários, jogando algures pétanca com uma bola de pedra, um paleontólogo pediu para verificar a "pelota" com 15 centimetros de diâmetro tendo concluido em análises laboratoriais ser um ovo de Titanossauro; dali sairía um bichinho que em adulto pesaria mais do que quatro elefantes. Em realidade a terra tem os seus segredos e nós gente de sangue vermelho passamos nele em menos tempo do que proferimos um aaaiii.
Chico Xavier para qualquer problema recorria ao Envangelho segundo o Espiritismo e, sempre dizia humildemente ao povo: - Esqueçam esta ilusão de que nós podemos voar. Isso, é tudo mentira.
OS AMIGOS EM S. VICENTE NA BUSCA DE CHICO XAVIER . 24 ABRIL DE 2010
Um dia dois jovens fazendeiros do Sertão pegaram Chico Xavier de surpresa apavorados que estavam com a grande quantidade de cobras cascavéis em suas terras provocando muitas baixas nos cavalos e já sete tentativas em ataque a seu pai sendo a última quase fatal; Chico Xavier pigarreou ao revelar sua receita que resultou: - Coloquem nitrato de prata aos montinhos nos lugares aonde é hábito elas aparecerem; isto às vezes resulta, disse. Os homens fizeram o que Chico ordenou e, em presença de um benzedor e foi remédio santo, desapareceram as cobras .
Na noite de 28 de Julho de 1971, Chico Xavier no espírito de Emmanuel teve o seu maior embate com o povão; Responsável então por quase 107 livros ditados por quase 500 defuntos, submeteu-se via satélite a um estrondoso auditório televisivo na TV Tupi. Entrevistado por três jornalistas no programa "Pinga-Fogo", esteve dbaixo de fogo por três horas. Nesta entrevista insurgiu-se contra o "delito do aborto" usando a expressão " assassinio de crianças" e, referindo sempre de forma diplomática ter imenso respeito pela Igreja Católica " em cujo seio formei a minha fé" disse, e defendeu a homossexualidade e a bissexualidade como "condição da alma humana", que não deveriam ser encaradas como "fenómenos espantosos, atacáveis pelo ridículo da humanidade".
MASSALA . MABOQUE
Ausentei-me momentâneamente para saudar com um d´zixili (bom dia) à negra (miama) Anita Moçambicana e, num curto espaço de tempo cruzei conversa com ela a recordar antigas lembranças de Xi-Linguine (Maputo), coisas do matope (lodo) nas terras fartas em mariscos graças ao N´kulo Kulo (Deus em Zulu) ou T´Chikwemo (Deus no dialeto marronga) e, de quando por lá passei num mês de Fevereiro expressamente para beber "canhu", a bebida típica dalí
Ali, eu não era um T´Chingange, era sim um Mulungo mulandi (branco mazombo) Muloi (feiticeiro).
Depois de recordar as picadas poeirentas do Inhassoro a caminho da Beira Ibib que estava a meu lado recordou-me do vinho duma árvore sagrada que bebi numa caneca de esmalte esmurrado e sujo de meter medo a qualquer mulungo, gweta como eu. Nesse então, seguimos viagem até à Beira carregados de massalas enormes, maiores que os de Catete em Angola, só que lá, tinham o nome de maboque. Antes de cruzar o rio Limpopo bebi vinho de cassoneira, conhecido por marufo ou malavo, também por um caneco amachucado e sujo. Mesmo com a colera à vista matei saudades sempre naquela de que o que tiver de acontecer, acontece.
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA