FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
PROMISCUA CONVIVÊNCIA
A VACA EUROPEIA
O negócio dos bancos é ganhar dinheiro e será escusado dizer que os custos da vida superam os benefícios. É função dos governos impedir isso mesmo.
Na visão global a USA, o país da moeda de reserva endivida-se cada vez mais, o que a torna inadequada para fundo de reserva. A China no começo de 2005 anunciou que não se comprometia mais em manter reservas em dólares; foi o início da invasão “amarela” e de nova filosofia no trato das reservas sem ser necessário recorrer ao dólar para sustentar sua própria moeda.
A China e toda a Ásia usou sua gente fazendo coisas a baixos preços sem condições de trabalho nem obrigações, nem regalias sociais, concorrendo favorávelmente com o Ocidente com roupas, máquinas de toda a gama de zingarelhos e mata moscas ao preço de uva-mijona proporcionando também a instalação de fábricas de manufactura no seu terrritório sem taxas ou outras obrigações a cumprir.
O negócio da China prospera e ninguém quer saber do lema “Los vamos a emitar” comprando-lhes o produto mais barato; Cabe aos governos salvaguardar a importação de coisas de qualidade exigindo-lhes o término da escravidão laboral.
O FORNO DO SOBA . REFLEXOS DA CRISE
Os directores dos bancos centrais e o FMI fracassaram na criação de um sistema de taxas cambiais estáveis e aplicação de mais valias a reverter para o estado nas taxas aduaneiras salvaguardando as industrias locais. Por este andar não demorará muito a que o dólar ou Euro seja suplantado pelo Iene ou o Yuan Chinês ou mesmo o Real Brasileiro.
A China, compreendeu não precisar mandar seus bens para os “Yanques” em troca de papel em declínio financiando-os no seu próprio déficet. Em vez de emprestar dinheiro aos Estados Unidos para aumentar o consumo de seus cidadãos passou a emprestá-lo ao seu próprio povo facilitando ou financiando investimentos no seu próprio país; início do fim ao consumo perdulário ao cidadão estaduniense.
2010 - O mundo já está saindo do sistema Dólar. Segue-se o Yuan com um melhor padrão de vida; começa assim o tão badalado “perigo amarelo” nos círculos profécticos. Está assim criado um estado de estagnação do Ocidente com quebras económicas, declínio do salário, caldo ideal para um alto grau de ansiedade para muitos trabalhadores que sentem seus empregos sob risco.
O CASTELO DO SOBA . algures em garanhuns
A Europa está na linha de risco com os pontos mais débeis nos paises de muito sol, de muita preguiça e de muita busca pelos turistas como os oásis de Portugal, Espanha, Sul de Espanha, Sul de França, Itália e Grécia. Há outros paraísos paradisiacos mais baratos e de menor poluição; evidentemente que teremos de nos abster de ver a miséria que circundam esses paraísos. Só quem não passsou por Varadero e deu uma olhadela ao povo de Matanzas é que diz ser Cuba o melhor dos encantos para passar férias.
Á medida que as empresas fecham, os empregos somem, o preço dos imóveis caem o que, inevitavelmente nos atingirá; o lar, a família, principal bem da célula nuclear dum qualquer daqueles países, ruirá.
O poder engendra o poder. Eu, direi que no caso particular português de 2010 em que o poder se triplicou em força do protagonismo, prepotência e petulêancia, o “factor P3”, com o PS ficará mesmo no extremo do rabo da vaca.
Em Portugal o déficit de justiça e segurança tornou-se tão intenso que não só o bem estar económico foi afectado mas a própria natureza da nossa sociedade aonde umas quantas pessoas ficam mais ricas ameaçando os valores básicos de todos o outros.
(Final…)
Bibliografia de referência: Globalização como dar certo de JOSEPH E. STIGLITZ da companhia de letras - Brasil
(Prémio Nobel de economia em 2001)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA