FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“2010 Ano Jacobeu”
Catedral de Compostela
Em ano Jacobeu, todos os caminhos vão dar a Santiago de Compostela. Desde o descobrimento do túmulo do apóstolo Tiago no século IX, Compostela passou a ser a mais importante rota de peregrinação na Europa medieval.
Ao longo dos Caminhos de Santiago podem encontrar-se testemunhos monumentais, relíquias e lendas que sobrevivem até aos dias de hoje.
Sempre que o dia 25 de Julho, dia da consagração de São Tiago, calha a um domingo, aporta santa da Catedral abre excepcionalmente nesse ano; é o caso do ano de 2010.
Com histórias de cavaleiros Templários, um misto de religiosidade e desafio, busca-se o autentico de si mesmo num percurso de estilos românticos e góticos, monges beneditinos cruzando montanhas, rios, cidades e bosques de pinheiros, faias e trigais.
A viagem no empo, tem início no ano de 812, quando um eremita reparou em um campo aonde não paravam de cair milagrosas estrelas; o lugar do túmulo do apóstolo.
Entre os vários caminhos de santiago, destaca-se o caminho primitivo que sai de Oviedo constando ter sido D. Afonso II, o castro rei Asturiano o primeiro dos peregrinos.
Este monarca mandou construir uma igreja e um mosteiro em Compostela e, encarregou os monges Beneditinos de conservar o sepulcro do Santo a assegurar o culto.
Este lugar sagrado foi reforçado na reconquista Cristã contra o Califado de Córdova muçulmana (moura) fazendo de Compostela um destino tão importante como Roma ou Jerusalém tendo os templários como guardiões e os cruzados como conquistadores e propagadores da fé Cristã.
Os Caminhos de Santiago
A partir do século X, as rotas vão-se consolidando com a construção de igrejas, mosteiros, hospedarias, pontes e calçadas com forte intercâmbio cultural e artístico da Idade Média até ao século XIII.
Devido a pestes e divisões religiosas a peregrinação a Compostela decaiu até ganhar de novo notoriedade nos finais do século XX.
BURGOS . T´Chingange com sua neta e um peregrino
Paulo Coelho, escritor brasileiro e tantos outros, aliados aos muitos grupos de caminhantes contribuíram no rejuvenescer da mística, crença que move milhões de seres; um estado de espírito a que os humanos estão cada vez mais sujeitos por via das muitas e variadas contrariedades na vivência do mundo actual.
(continua)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA