FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
"Contradições do Império”
Richard Nixon querendo dar fim rápido à guerra do Vietnam entre 1965 e 1975 levou para lá grande potêncial bélico demonstrando de novo a força do “Big Stick” da União. Em 2003, George Bush com o pretexto do Iraque ter armas de destruição macissa, à revelia dos preceitos da ONU, tendo sómente o consentimEnto de seus primos da Grã Bretanha, Austrália e Canadá atacou o Iraque com as suas armas cirúrgicas acabando por aprisionar Sadam Usseím num buraco de toupeira; já antes, o mundo tinha visto como se dum filme se tratasse a invasão do Golfo; aqui fizeram questão de dar a conhecer toda a sua sofisticação técnológica através da Sky News no trato da morte, uma labirintite com tentáculos infernais. A América estava longe de ser um mar de rosas; o chefe indígena Falcão Negro, em Junho de 1831 relutava em remover sua tribo para os fundões do Mississípi enquanto que na Virgínia Nat Turner inicia violentas revoltas da história da escravidão americana que culminou no início da fuga dos escravos por John Brown que veio a ser enforcado a 2 de Dezembro de 1859. Quatro anos mais tarde o chamado traidor John Brown foi homenageado postumamente como mártir da causa da liberdade ironicamente batizando o forte causador da sua própria perseguição e morte, com o seu nome : -O forte John Brown .
ESPETANDO PETRÓLEO . TEXAS
A seguir à Revolução Francesa, os Americanos não se sentiam obrigados a tirar o chapéu para ninguém, colocando-o sobre a sua própria cabeça. Abraham Lincoln simbolizou isso no uso da alta cartola preta; não tinham ao invés dos povos da Europa reis, com leis e decretos usurpando as liberdades do povo; ele, Lincoln, veio a ser assassinado em Abril de 1865 ficando na história como o mártir da democracia representado em um grande memorial em Washingtom .
O Texas integrado nos Estados Unidos em 1845 era uma vasta área onde a dureza e a selvajaria competiam entre si. É entre imensos latifúndios com gado pastando à solta em fazenas algumas maiores que muitos países europeus que um tal de Roy Bean instala seu “saloom” na beira de um apeadeiro do caminho de ferro. Roy Bean que nem sabia lêr direito, tinha um livro de leis que sempre fingia estudar e, foi comissionado fazer justiça num territorio maior que a Holanda. No seu pardieiro chamado de saloom colocou um cartáz que dizia “ serveja gelada e a lei a Oeste de Pecos”.
PINTURA DE T´CHINGANGE . CAJUS
Naquela vastidão sem lei e sem Deus ele, foi o único juiz entre os anos de 1880 e 1900; passava o dia sentado na porta do saloom com um rifle entre as pernas. Dentro do saloom construiu uma cadeia tendo um urso preto a vigiá-la .
Nos rápidos julgamentos que fazia consultava ou fingia consultar o “The Book” e, rápidamente levava à forca o infeliz numa decisiva batida na mesa com o cabo do revólver; levou assim 170 condenados ao cruel nó da corda ensebada. Sempre com uma garrafa de wisky à sua frente, exigia dos presentes o tratamento por Sua Excelência. Bean, que foi juíz durante vinte anos, foi considerado uma instituição do Texas como “o enforcador de Pecos” fazendo fama em paralelo com Kit Karson, Billy the Kid ou Pat Garrett.
Estas imagens de terra e gente bravia fizeram o deleite atravêz de muitos filmes entre os anos cinquenta e oitenta do século passado.
Em verdade, ainda dá gosto ver aquelas áridas paisagens nos confins dum deserto, cactos empinados entre rochas e uma cascavel zunindo seu chocalho num primeiro plano; um tufo de erva seca rebola levada pelo vento; um moínho decrépito faz rodar a ferrugem trazendo água aos chacais.
( Fim )
O Soba T´Chingange
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