FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
CHICO XAVIER
Chico Xavier para qualquer problema recorria ao Envangelho segundo o Espiritismo e, sempre dizia humildemente ao povo: - Esqueçam esta ilusão de que nós podemos voar. Isso, é tudo mentira.
Um dia dois jovens fazendeiros do Sertão pegaram Chico Xavier de surpresa apavorados que estavam com a grande quantidade de cobras cascavéis em suas terras provocando muitas baixas nos cavalos e já sete tentativas em ataque a seu pai sendo a última quase fatal; Chico Xavier pigarreou ao revelar sua receita que resultou: - Coloquem nitrato de prata aos montinhos nos lugares aonde é hábito elas aparecerem; isto às vezes resulta, disse. Os homens fizeram o que Chico ordenou e, em presença de um benzedor e foi remédio santo, desapareceram as cobras .
Na noite de 28 de Julho de 1971, Chico Xavier no espírito de Emmanuel teve o seu maior embate com o povão; Responsável então por quase 107 livros ditados por quase 500 defuntos, submeteu-se via satélite a um estrondoso auditório televisivo na TV Tupi. Entrevistado por três jornalistas no programa "Pinga-Fogo", esteve debaixo de fogo por três horas. Nesta entrevista insurgiu-se contra o "delito do aborto" usando a expressão " assassinio de crianças" e, referindo sempre de forma diplomática ter imenso respeito pela Igreja Católica "em cujo seio formei a minha fé" disse, e defendeu a homossexualidade e a bissexualidade como "condição da alma humana", que não deveriam ser encaradas como "fenómenos espantosos, atacáveis pelo ridículo da humanidade".
UM KUDU . OLONGUE na paisagem
Tal como a espiritualidade, a intelectualidade evolui com o exercício da escrita e pesquisa. Falando por mim, relactor desinteressado destas crónicas avulso, qualquer escrita pode inadvertidamente invadir ideias de outrem e não se pode ser considerado ladrão ou plagiador só porque redescobriu esses elos de intercâmbio. A integridade exige ética no uso da palavra e da escrita como um direito intelectual mas, quando o sistema se padroniza com protecionismo exacerbado com patente exclusiva, reduz-se ou inibe-se a competição ou inovação.
O monopolio dos poderosos no uso da escrita não podem ficar isentos de crítica por tudo o exposto porque querendo sustentar o lucro, os interesses empresariais no apelo à propriedade intelectual resulta em mudanças comportamentais nefastas usando o poder por influências politicas.
Na bafunfa da vida inventariei recriações novas e matumbado fiquei gerênciando formalidades com uso de uma pasta lustrada de negro, fecho dourado e muita banga fecula (estilo próprio). Até me redescobrir vivia enrolado numa inverdade afrontando incompatibilidades tisnadas até que resolvi desfrizar a vida vuzumunando maus agouros, sombras crepitantes envoltas em falsas paternidades.
Em Sugaland, terra molhada, pisoteada e chafurdada t´chovei (empurrei) meu cangulo (carro de mão) até à "Xipofoland" (de xipefo: a terra das queimadas).
Uberaba . Minas Gerais
Chico Xavier fazia questão de frizar que era um ser como qualquer outro contando uma cena de sua vida que o tornava mais comum. Seu pai João Cândido, antes de morrer disse ao filho: - Quando eu for embora, acredita, vai parar a roda da fortuna para você no Natal.
Após a morte de seu pai, Chico Xavier passou a jogar na loteria todo o final de ano . Jamais ganhou.
Servir, é o destino das grandes almas e, Chico xavier estava em plena comunhão com Deus pelo serviço ao próximo. Recorda-se aqui que Gandhi um dia afirmou: -" Se um dia um único homem atingir a mais elevada qualidade de amor, isso será suficiente para neutralizar o ódio de milhões". Esta afirmação cabia em toda a sua medida na pessoa de Chico Xavier.
Em Uberaba, Chico , com idade avançada ia preparando a sua despedida da vida dizendo: - Não existe sucessão em espiritismo. Morre um capim; nasce outro.
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA