FÁBRICA DE LETRAS DI KIMBO
CHICO XAVIER
Pouco a pouco preparava o Grupo Espírita de Prece de Uberaba para uma despedida.
A mim, relactor desta longa crónica subsiste uma dúvida, algo que poderá ser realidade mas os porquês do além são para mim um “pé-de-chinelo” indecifráveis. Trata-se do apoio dado ao presidente Collor de Mello profetizando então o seguinte: - O Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república, o senhor a consolidará. Esta declaração tinha a assinatura de Francisco Cândido Xavier.
Foi, nesse então uma responsabilidade mas, não obstante o posterior afastamento do governo de Collor de Mello por “impeachement” (impedimento) por oito anos, o certo é que decorridos estes anos Collor volta ao governo como Senador tal como o previra Chico xavier num último encontro entre os dois antes de isto acontecer; garantiu a volta de seu “amigo Collor por cima”.
T´CHINGANGE COM IBIB EM SÃO PAULO . AVENIDA PAULISTA
Os amigos de Chico às escondidas vão dando palpites sobre a última encarnação de Chico na terra. Entre os nomes mais mencionados, esteve o de José Anchieta, parceiro de Manuel da Nóbrega o Emmanuel. José Anchieta fundouo Colégio de S. Paulo nos Campos de Piratininga em 1554; aulas de ler, escrever e contar para o gentio com alma a sêr redimida tendo como receita o rigor que “com sangue” a letra entra como então ensinava a boa pedagogia.
Manuel da Nóbrega, em seu tempo, pedia ao rei de Portugal obreiros para a missão mesmo fracos de empenho e doentes do corpo: - Há falta de mulheres civilizadas e outras para se cazarem e não se amanssebarem com as despeduradas índias sem modelos de vida e, dando-se ao disfrute sem um amor pré-laborado.
Chico teria voltado ao planeta terra para pôr em prática as ideias preconizadas nos livros escritos por Allan Kardec.
O FIM DA VIAGEM ENTRE IMBONDEIROS . ÁFRICA
Chico Xavier nasceu a 2 de Abril, mesmo dia da morte de Kardek e este previu a própria volta para o fim do século XIX ou inicio do século XX. Chico nasceu em 1910 e morreu a 30 de Junho de 2002 com 92 anos atestando ser enterrado em Uberaba, pedindo a seus auxiliares que queimassem os originais de todas as menssagens públicadas, psicografadas do além. Temia que os “garranchos do além” fossem comercializados quando ele partisse.
A terminar esclareço que Allan Kardec era um filósofo, espírita que tratava a psicologia e metafisica transcendental como nenhum outro mestre.
È dificil praticar o bem sem chocar os interesses estabelecidos. O espíritismo destroi muitos abusos e, também reanima muitas consciências doloridas, dando-lhes a certeza da prova e a consolação do futuro.
Já em África, terminei a viágem com Francisco Xavier . Ele mudou a forma de como eu via o mundo.
Eu e Ibib agradecemos o acolhimento dado por Eniale e Ridlav em Pirituba, Boa Viágem em S. Paulo, junto do morro Jaraguá; não podiamos ter melhores cicerones.
Em África agradecemos o acolhimento dos amigos Siripipí de Benguela, sua esposa Anita e filhos Samuel de Benoni e Sandro e ainda ao Saitam e Aizul do Balito - Johanesburgo e Durban.
(Final)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA