FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“Os Chicoronhos”
VISCONDE DE SÁ DA BANDEIRA
Os primeiros trabalhos do colonato Sá da Bandeira foi o de criar condições à povoação dos barracões fazendo valas de drenagem para as águas de saneamento enquanto que nos campos abriam levadas para irrigar as hortas e pomares, bem à maneira da Ilha da Madeira. A primeira divisão de terras foi feita em quarteirões de um hectare de superfície comportando em cada um, dez casais.
Em Setembro de 1885 é fundada a colónia da Chibia no Sudoeste de Angola constituida por 12 famílias oriundas da Madeira via Lubango, alguns Lusos Brasileiros idos de Moçandes, oriundos de Pernambuco e tambem alguns Boéres idos da colónia de S. Januário da Humpata.
Havia aqui e além, naquela imensidão de terras por desbravar, percalços de soberania; relembrar que um tenente Tuga de nome Clemente de Andrade, querendo castigar o soba Chawamgo do Huambo, organizou uma força com mais de 50 praças para persegui-lo e, não o encontrando no kimbo junto ao rio Cacuvular, mandou queimar todas as embalas (cubatas). No regresso, esta força expedicionária viria a ser totalmente aniquilada; um desaire para a soberania do Ohanda Oputo que originou a ida de mais militares expedicionários.
O restabelecimento do domínio português só se veio a verificar com a submissão do soba Tonde de Caconda que prestou ao “Ohamba Oputo” (rei de Portugal).
TÚMULO DO SOBA MANDUME
Lubango, a 26 de Dezembro de 1889 é elevada a cidade e sede de Concelho.
Naqueles tempos de audácia, os funantes negociavam um pouco de tudo, mel, peles, panos, sal, peixe-seco e carne seca. A não submissão do povo Ovambo comandado por Mandume, deu origem a várias batalhas e, em 1907 , Cuamatos, Cuanhamas, Cuambis, Ganguelas, Kamessaqueles, Barantus, Bingas e Evales, juntando mais de 25.000 homens quase vencem Alves Roçadas; por falta desse quase, (coisa de historiadores) acabaram por ser derrotados em Môngua.
Mandume, herdeiro de facto do Império Ovambo, bastante novo, caíu na lareira do terreiro do ongilo tendo ficado desfigurado; ninguém pôde evitar a sua irrequietude e, logo que subiu ao trono, transforma o regime tradicional da tribo numa ditadura pessoal sem precedentes; sobas, Vassalos, Concelho de Anciães, Lengas e T´chinganges desempenham à sua volta funções com um temor absoluto; as suas cabeças rolavam ao menor deslize e, bastava o facto de qualquer homem da tribo o olhar de frente, para ser motivo de morte por decapitação. O primeiro acto da sua tirania foi condenar à morte a sua ama por descuido na guarda da sua pessoa, que provocou ficar desfigurado.
EXPEDICIONÁRIOS DO PUTO
Durante o seu governo mandou construir t´chimpacas por todo o território a fim do gado não passar sede na transumãncia; evitou assim a morte de muitos animais por secas prolongadas. Ai daquele súbdito, que não limpasse a t´chimpaca do assoreamento da época de chuvas; seria punido com a morte.
Consta que após a sua morte em Namacunde, os Boéres a fim de desmistificarem a crença de invencibilidade de Mandume, cortaram-lhe a cabeça e exibiram-na até terras do Etosha no Namotoni na Namíbia; os supostos poderes sobrenaturais ficariam sem efeito. Enganaram-se,... pois que, ainda nos dias de hoje, fazem romagem ao tal local aonde o seu corpo foi enterrado, Namacunde; este lugar continua cuidado ao redor da newa que o viu morrer e, a sua memória, continua a exercer forte influência entre os Cuanhamas .
Por temor, reverência ou crêndice de cazumbí, aquele sítio é peregrinado desde 1915. Ambós, Ximbas e Cafimas também lhe prestam veneração.
Eu, sou herdeiro dessa leva de gente, branco mazombo duma Chibia, Qui'hita, T´chiapepe, Chicusse, Ca´hama, Humbe; todos juntos fazemos “a lenda do Cuamato” Por isso, vamos visitar o tal soba Mandume na base da tal newa porque, faz parte da história.
Bibliografia: A colonização de Angola, de F. Cerviño Padrão; Chicoronho de Jorge Kalukembe; A questão Cuanhama, 1906, de Major Eduardo Costa; Web Google.
Glossário. palavras sublinhadas: Newa - árvore de grande porte que se confunde com o embondeiro; Caputo - gente do Puto; t´chimpaca – cacimba em terra argilosa, ongilo - fogueira no meio do terreiro do kimbo; N´digiva – antiga Pereira Déça; cazumbí – feitiço, crença mistica do sobre natural; t´chingange - feiticeiro, jurista auxiliar de sobo; lenga – chefe guerreiro Cuanhama; Ohanda Oputo: - rei dos “Otyicolonyas” (Chicoronhos); mazombo: - filho de colonos, branco de 2ª linha (ofício).
(… Continua)
O Soba T`Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA