FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“Guerra de Tugi”
Crónica dedicada ao Embaixador do Kacuacu, BONIBONI DA KATUMBELA, o preto mais branco do Puto, Donatário Mwangolé dos jacarés do Cubal e Katumbela.
No jogo do gato e rato os Tugas furam a mata perseguindo Turras; com a G3 colada ao peito ou feita um pau nas costas percorre a densidade de verde fumegando adrenalina pelos poros, orelhas, matubas, kinambas e todo o resto do corpo. Transpirando vapores em cacimbo húmido tenta num se calhar agarrar uns turras e levar às bases umas Kalashes p´ra cantar vitória ao Coronel do Estado Maior que espreguiça o mataco na messe dos Oficiais. O relatório diz que acobertados nos fundilhos dos charcos do Chiloango, no rigor da guerrilha, apanharam umas quantas sanguessugas antes da emboscada fatídica para uns quantos fiotes do Massábi:
Rio Chiloango e os Turras
Sete horas húmidas algures
Progressão, corpos ensopados
Silêncio nos corpos, silêncio de medos
Uns paus ardidos
Olhar dúplice, um piar agreste
Dois tiros num eco, um ai
Lianas e folhas num Maiombe rupestre
Um grito, um dó
Missão cumprida, tempo esquecido
Febre sem alma
O peso dum morto
Encalhado em ombro, muxoxos de vida
Maiombe e os Gorilas
Percorrendo soberania, exótico passeia na selva por fiotes de folhas tapando mambas e kissonde, um guerrilheiro que foge evitando o contacto, esgotando caminhos, paciência que se funde na mata com macacos guinchando, desesperos de gorila.
Procurando propósitos, os riscos chegam na falsa curva chamada "a-da-morte" e se trocam tiros através do susto carregado de verde, duma cara invisível rajadas de tiros em parcos segundos, depois a fuga, restolho de corpos.
Uma merda de guerra, senhor Capitão. Relato feito duma odisseia minúscula numa história omitida num tempo chuvoso, num cú-do-mundo chamado Miconge.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA