AS ESCOLHAS DO KIMBO
“Discursos de Tuiavvi”
Como o corpo das mulheres e das jovens moças anda sempre tapado, os homens e rapazes ardem em desejos de ver as suas carnes, o que é muito natural. Pensam nisso noite e dia e falam muito das formas do corpo das mulheres e jovens moças, sempre como se o que é belo e natural fosse um grande pecado e só pudesse ser apreciado nos sítios mais escuros. Se as carnes fossem vistas abertamente já eram capazes de pensar noutras coisas impudicas. Enquanto a mulher possui inúmeros panos de festa em todas as cores que dão para encher vários baús e, gasta todos os seus pensamentos a ver se sabe que panos lhe agradam mais pôr hoje ou amanhã e, se este deverá ser curto ou comprido falando também com muito amor da espécie de enfeite que nele irá pregar.
O homem, esse, só possui na maior parte das vezes um único traje de festa e, quase nunca fala dele; este, usa o traje de pássaro ou seja, um pano muito preto que termina em ponta nas costas, como o rabo de papagaio dos bosques (o fraque). Também usam peles brancas à volta das mãos e peles à volta dos dedos fazendo um conjunto tão apertado que o sangue ferve.
Uma vista de Samoa
A carne é pecado, obra do espírito maligno, o diabo (aitu). Irmãos, poderá haver mais estúpido pensar? Pelo que diz o homem branco, deveríamos desejar tal como ele, que a nossa carne fosse dura como a rocha vulcânica e desprovida do seu belo interno! O que nós devemos é regozijarmo-nos pelo facto de a nossa carne ainda poder dialogar com o Sol e de podermos mover as nossas pernas como o cavalo selvagem, pois que nenhum pano a entrava. Regozijarmo-nos à vista da virgem que mostra o seu corpo em plena luz do Sol e da Lua. O Papalagui crendo-se obrigado a muito cobrir-se para esconder a sua vergonha, é parvo, é cego, é insensível à verdadeira alegria.
Em verdade os preconceitos e costumes apertados levaram o mundo Ocidental a seguir uma fé cega e virada para uma vida calvinista tão cheia de travões ao desenvolvimento do ser humano. Deixo aqui um louvor às terras de Brasil que em tempo de Carnaval festejam o Entrudo exibindo o que de melhor se tem, o corpo. As mulatas esbeltas devem uma atenção especial a este chefe Tuiavii, das Ilhas longínquas de Samoa, e os homens devem agracia-lo com a Ordem da Vida.
O Livro: O PAPALAGUI – discursos de Tuiavii, nos mares do Sul; Recolha de Erich Sheurmann
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA