CRÓNICA DO SOBA T´CHINGANGE
"O XICULULU DAS KIANDAS”
AS BRUXAS DE NESPRIDO
“XICULULO: -Olhar de esguelha, mau-olhado, olho gordo”
Januário Pieter, a kianda, continuava de corpo frágil, carregado de maleitas e reumático, justificava a existência alongando-se mais para além do previsível; depois do nosso último encontro em terras de Alhambra continuava solitáriamente só. A única coisa que lhe sobra avondo é a memória, a mesma que desenvolveu assuntos transcendentes nas cidades de Paris, Vale-du-Luar, Burgos,Toledo e depois no sopé da serra Nevada em Granada. Continua uma porta aberta aonde o passado entra sem uma ordem cronológica como sonhos que se baralham e desfazem entre nuvens cirrosas sopradas ou abanadas por kimbandas e t´chinganges. Um duilo cheio de kalungas, minkisis e dicunjis.
KIMBANDA MALUQUEIRO
:::::::::::::::::::::::::::::::::::
Eu,aprendiz de feiticeiro barato, feito filósofo, perguntei à kianda Januário Pieter qual o segredo da sua tanta durabilidade ao que me respondeu: - Eu sou o espírito que pairo em todos os aquários, lagoas e mares mas, como o bicho-da-seda, nasço da morte metaforseada; a gadanha não me toca da mesma forma que toca aos demais; tal como um cavalo ou uma sequóia gigantum de cem metros de altura, não saberemos o dia-de-são-nunca, o máximo no hepitáfio do nada. A morte que só mata o homem, é pessoal e intransmissível; cada qual tem a sua morte sem uma hierárquica competência e, tanto quanto sei, essa coisa da morte não passa dum pormenor ínfimo, insignificante mesmo, na relação do mundo. Os desígnios da vida não permitem espreitar pela frincha da porta do céu para ver o que se passa lá dentro.
JANUÁRIO PIETER KIANDA
Eu, aprendiz de feiticeiro barato, ouvi calado enquanto um beija-flôr poisava num minúsculo galho apreciando-nos no jardim do encontro dos mares; o Colibri, partilhava conosco os prodígios milagreiros picando a vida efémera das flores unindo-nos todos numa alma de eterna vida. Nós, eu e Januário, apreciavamos o quitoto de sape-sapo. Desconsegui falar com a Kianda os novos acontecimentos do mundo, dos maremotos e outras maldades de Muammar Kadhafi com suas forças leais sobre Benghazi. Fica para a próxima.
Glossário:
Januário Pieter: a personagem principal, criação de T´Chingange; Kianda: espírito das águas, feito homem, espírito do Adamastor; -Kimbanda: médico tradicional, curandeiro e, às vezes feiticero; -T´Chingange: espírito feito homem, zelador dos bons costumes na tribo, guardador do tesouro; -Quitoto: bebida fermentada; -Sape-sapo: fruta tropical, graviola; Dicunji: - Peixe mulher, foca com bigodes, morsa da kalunga, lontra das pedras, sereia no geral; Duilo: - Céu (em um amiente de espíritualidade)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA