"Dos Quilombos ao Imperador D. João VI"
: ASCENDENTES DE ZUMBI
O mais famoso dos quilombos foi o de Palmares tendo como lideres Aqualtune, Ganga-Zumba e Zumbi. Com o objectivo de capturar indigenas, descobrir minas de ouro e pedras preciosas, os moradores de São Paulo passaram a organizar expedições para tal fim e, com o nome de bandeirantes, internaram-se muito para lá da faixa das 370 léguas do Tratado de Tordesilhas; assim consolidavam o domínio português chegando às terras longinquas de Mato grosso, Rondônia ou Pará. No começo do século XVIII, o Brasil, tomava consciência de ser um estado separado de Portugal não só pelo Oceâno Atlântico, mas também por hábitos e estilos de vida muito diferentes. Os ventos da Revolução Francêsa em 1789 despertaram o interesse da população de ascendência latina, especialmente dos habitantes ditos "puros", portugueses de estirpe ou mazombos, mas também dos "impuros", negros libertos e mestiços em geral com mamelucos, matutos, cafusos ou pardos.
TIRADENTES
Em São Paulo e Minas Gerais, os dois estados mais cultos e mais ricos, floresciam os nacionalistas, os anti-esclavagistas ou os idependentistas e, eis que se dá um levante maioritáriamente militar, conhecido por "Inconfidência Mineira" em Vila Rica, hoje chamada de Ouro Preto. Os inconfidentes Mineiros reclamavam uma república nos moldes do novo país dos Estados Unidos da América. Estes, liderados por José da Silva Xavier, alferes do regimento dos Dragões de Ouro preto, conhecido por Tiradentes, é enforcado e esquartejado a 21 de Abril de 1792. Seus pedaços de corpo, foram pendurados nas principais cidades do Brasil a fim de dissuadir novas laltas de lealdade às ordens instituidas. :
Houve outras revoltas saídas de várias classes sociais mas, foi Napoleão Bonaparte que ao atacar o território Luso em 1807 alterou o curso da história para o futuro Brasil e o pequeno país da ibéria. A corte Portuguêsa foi forçada a transferir-se às pressas para o Brasil. Entre os dias 25 e 27 de Novembro daquele ano, 15.000 pessoas influentes do reino, com seu princípe herdeiro, futuro Imperador D. João VI, clero e parte da nobreza embarcaram para a colónia sob a proteção da marinha dos aliados Inglêses. Esta proteção inglesa à frota Lusa, bem como o auxilio militar ao território Ibérico, teve como imposição a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional, desastroso para a economia portuguesa mas decisivo para o progresso e a independência brasileira. A 22 de Janeiro de 1808, D. João pisa terras de São Salvador da Bahia.
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA