FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
"A Cruz da 1ª missa no Brasil" - 1ª Parte
A CRUZ DA 1ª MISSA NO BRASIL ... Sé de braga
Os quinhentos anos de convívio de Portugal com o Brasil deram primazia à cidade de Braga no legado histórico da presença dos portugueses em essas terras tropicais. No século passado eles saiam de suas terras minhotas e, ao regressar eram conhecidos por "brasileiros". No tesouro Museu da Sé Catedral de Braga, podemos encontrar a cruz da primeira missa no Brasil quando da chegada a Porto Seguro de Pedro Álvares Cabral. As luzes e sombras, nessa longa história de relações de convívio e influências, podem ser encontrados nestes sinais simbólicos religiosos, da arte e da riqueza. Aquela pequena cruz de ferro, com cerca de trinta centímetros de altura e quinze de largura na haste horizontal, de espessura delgada, acusando já a acção do tempo na irregularidade da sua textura superficial é um singular objecto cujo tempo ainda não comeu.
Sé de Braga
Não tem gravado qualquer imagem ou outra representação gráfica ou textual. Pêro Vaz de Caminha, na Carta a el-rei dom Manuel sobre o achamento do Brasil, de 1 de Maio de 1500, relata a celebração de duas missas, presididas por Frei Henrique Soares. A primeira foi em 26 de Abril, Domingo de Pascoela, no ilhéu hoje chamado da Coroa Vermelha, e a segunda foi no 1º de Maio, solenemente celebrada na praia, junto a uma grande cruz de madeira construída uns dias antes. A cruz de ferro, do Museu, seria porventura a cruz que era levada pelos religiosos que seguiam na frota comandada por Pedro Álvares Cabral, e era utilizada nas cerimónias litúrgicas. O destino era a Índia, e a missão era o estabelecimento de relações políticas e comerciais com o Oriente. A presença de oito frades franciscanos e outros nove sacerdotes seculares, testemunham desde o início, o estabelecimento programado de relações com os novos povos descobertos, a íntima ligação entre “A Fé e o Império”.
Imagens com chapéu do cangaço... Sé de Braga
Somos tentados a dizer que não terá sido por acaso que a cruz da 1ª missa acabou por ficar ligada à cidade de Braga, e particularmente à sua vetusta Sé Catedral. Braga representa modelarmente o cruzamento de povos e de culturas, desde os tempos em que foi elevada pelos romanos ao título de Augusta. Já nos primeiros séculos de cristianização da Península desempenhou um papel decisivo como centro religioso e foco de evangelização dos povos que posteriormente se foram fixando nesta região. Braga, a "Roma portuguesa" após a descoberta do Brasil, começa a ser ornamentada com estátuas, escadarias e remates curvilíneos com exuberância da ornamentação barroca, transformando ao longo de séculos a rudeza do granito em linhas suaves, trabalhada na rica madeira ida do Brasil, a “Jacarandá da Bahía”; Uma presença do Brasil, associada ao sagrado com a ornamentação do templo, correspondente a uma fase de forte expansão da cultura, de intensa actividade extractiva de matérias-primas no campo económico.
Dados de Manuela Gama & José Gama da Faculdade de Filosofia UCP - Braga
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA