FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“MILAGRES DE JUAZEIRO” - Falar de Padre Cícero*
Hóstia
Verso. 3 : Nasci num estábulo, para que aprendas a santificar cada ambiente. (Lambert Nolen)
Kianda (Quimbundo de N´gola): Espírito, sereia, kalunga de contos africanos, miragem das águas, visão das lagoas
A postura da Igreja, levou a que o padre Cícero passasse a fazer a comunhão a Maria de Araújo separadamente e fora das horas comuns, tornando-se este proceder, do conhecimento dos mais próximos a ele. Essa gente cercana sempre dizia "seu padre não quer que se fale deste assunto porque é proibido pela Santa Sé". Em Outubro de 1891 D. Arcoverde julgava o padre Cícero nestes termos: "... É incrivel! Eu o tomo por um hipnotizador ou, um magnetizador, e a infeliz Maria de Araújo, um médium que age sobre a influência do padre...". Padre Cícero defendia-se rezando o terço e, só em circuito restrito de gente do clero e da casa, sabiam do quanto sofria podendo ser relido em uma carta do próprio, escrita em Novembro de 1914: " Programaram contra mim quanta calunia e inverdades que nunca nem sequer pensei produzirem tantas prevenções contra mim (...). Não sei como formaram consciência para imaginar e dizer até em portarias e escritos, crimes e culpas que nunca as tive. Tantas prevenções contra mim, tiraram-me a liberdade de comunicação com eles, sabendo que não me vêem não como sou, mas como o Senhor Dom Joaquim José Vieira os persuadiu e programou. Tomei a propósito desde o início desta enorme perseguição contra mim, de entregar tudo a Deus e a Nossa Senhora das Dores, e não me defender de coisa alguma..." (fim de citação).
Padre Cícero e a beata maria de Araújo
Museu de Cera . Juazeiro
Quem na verdade divulga os "factos-milagre de Juazeiro", do sangue da hóstia tomada por Maria de araújo, foi Monsenhor Francisco Rodrigues Monteiro que, tendo assistido ao "milagre", propalou ao povo em missa de Romeiros mostrando os panos ensanguentados daquele "inesplicavel fenómeno", obra de Deus e coisa falada por todo o povo Nordestino: "... Vi muitas vezes a partícula (hóstia) consagrada que seu Padre Cícero dava para Maria de Araújo comungar, transformar-se em sangue; umas vezes era toda ela transformada; outras vezes transforma-se sómente uma parte e, algumas vêzes tomava uma forma como se fosse um coração de carne...", diziam-nos os velhos, avós, seus filhos, tios e tias, gente letrada e matutos.
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA: Verdadeira históri de Juazeiro do Norte de Amália Xavier de Oliveira
Padre Cícero Romão Batista*: Ou Padim Ciço na versão popular, foi um sacerdote católico brasileiro, nascido no Crato de Cariri a 24 de Março de 1844, tendo falecido no Juazeiro do Norte a 20 de Junho de 1934.
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA