XIPALA . VII
FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
"O JOGO DA VERDADE"
D. Sebastião
Usando a palavra sem regulamento ou compromisso, tenho como único farol, a verdade na visão de justiça dos bons costumes; apercebo-me no entranto, de manchas irónicas e situações macabras na sociedade em que estamos inseridos. Contra naturais espectativas da lógica, o quotidiano, surpreende-nos com a notícia de que alguém não morreu como e quando devia, como um Dom Sebastião, um rei cristão e português desmembrado em Alcácer Quibir. Bin Laden à semelhança daquele, fica também na penumbra duma batalha sem rosto nem corpo e, sem ter que entrar no meu jogo, forçando-me a pagar a aposta. Eu, que jurava a pés-juntos e figas, numa outra estratégia de pegar o mouro, destruturaram-me emocionalmente; perdi a aposta na forma de se exibir a morte sem turbante. Profundamente magoado, recolho-me num processo de desiludido relaxamento.
Pentear macacos
Os americanos, na pessoa do seu presidente Obama quebraram o decoro defraudando-nos da razão. Apesar da competente postura na comunicação ao mundo do acontecido, não se teve em conta a peculiariedade sencivel dos apostadores de desgraças, ou gente que pensa normal e ponderadamente. Sinceramente, enganaram-nos,... com que fim! Porquê nos alteraram o nosso ADN emocional usando a técnica duma nua e crua mentira, sem lances de protelados cinismos. Este fenómeno contemporâneo de gerenciar a verdade é um puro refluxo da mediática democracia, burlando a cidadânia ou um desafio contra o acaso pondo-nos a pentear macacos.
Será ele .Miró
O fantasma do Big Brother, Bin Laden, sai das páginas de ficção sem atração, sem atitude coerente. Sinceramente, com laivos de pura vingança, só expresso o desencanto. Bastará imaginarmo-nos no lugar da morte para compreendermos a bondade das suas razões. Morte, assim, tem porventura um plano; como um jogo de xadrêz, aqui a morte, teve o cheque com o avanço do cavalo. Li algures que no arrefecimento de uma qualquer crise, moral, ética ou social é fundamental não perder de vista os "valores positivos"; isto significa não perder de vista os valores da opinião pública no trato da morte de Bin Laden. Não importa tanto o que se fêz mas, acima de tudo do como se fêz. O gesto simbólico do ver para crer, é a reacção rotineira no relacionamento humano. O dia seguinte, que era segunda feira, levei o cão à praia dando um ponto final à cachorrada.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA