FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
"LUANDA E OS RICOS . 2ª PARTE" - Coisas só da Luua
Um Mwangole . Yuri da Cunha
Os mwangolés de elite da Luua sabem o que é bom, e investem no que for necessário para sua própria satisfação; gostam de se mostrar como os melhores em suas escolhas e "despilfarram" dinheiro em farras de botar banga ao tal estilo tão característico do kaluanda; gostam de viajar e comprar prendas aos amigos dos lugares exóticos, coisas exóticas e tudo fazem para provocar eventos de dar nas vistas, com muitas donzelas p´ra "cutucar" os amigos; garinas, donzelas catorzinhas até desanovinhascom todos os requisitos de meninas sem-cabaço embelezando as vistorias. Qualquer motivo é bom para reunir os amigos festejando os aniversários de todos os familiares em kizombas monumentais contratando empresas especializadas para organizar o estilo, copiando ao mínimo pormenor a figura de colono rico dos meados do século XX, reunindo tudo o que se lhe parece chique para ostentar soberba. E surgem os animadores DJs e cantantes fantasiados de Roberto Carlos ou Nelson Ned com os candengues espalhando pipocas, lambuzando-se de algodão-doce e gelados multicoloridos.
Roberto carlos e Nelson Ned
As elites da Luua têm casas apetrechadas com jarros chineses e bugigangas da conchinchina com valores superiores a um milhão de euros. Poupança não é com eles! Os restaurantes reúnem as vedetas da sociedade com a elite ás sextas-feiras em festas temáticas, decoração a rigor e DJs contratados no exterior. Os convites podem rondar os 70 euros, a garrafa de wisky da mais barata fica pelos 100 euros, o chandon a 180 euros e o champanhe cristal a 850 euros. Comer fora é um luxo que pode custar entre 70 a 100 euros por pessoa, mas para aquela elite esse é um preço normalíssimo. À sexta e ao sábado não se consegue jantar fora sem fazer reserva com três dias de antecedência; está tudo repleto.
A banga do Kikas
Catorze milhões de euros, foi o valor pago por uma casita no lugar de Quinta de Vale do Lobo, Algarve, por José Eduardo dos Santos. Foi ali que dissimuladamente passou férias nas primeiras semanas do mês de Agosto. Correio da Manhã do Puto, apurou que o presidente angolano terá estado em Portugal com um dos filhos, mas oficialmente ninguém confirma tal. Pouca gente notou a sua presença na Quinta do Lago, porque não se arriscou a sair de casa aonde tinha todas as mordomias ao seu alcance. Apesar de ter comprado esta casita com alguns luxos, J.E.S. decidiu fazer algumas alterações em seu interior e que, segundo fontes da Quinta, foi adquirido um candelabro por 600 mil euros que foi instalado no átrio de entrada. Os móveis e restante equipamento de cozinha terão custado 700 mil euros e o sistema de televisão cerca de 70 mil euros. Foi com a inclusão deste apetrechamento que a casita passou a custar esses tais 14 milhões de euros. Assim não dá p´ra brincar a democrata.
GLOSSÁRIO: Mwangolés: - Gente de mando, da élite, os consumidos e abastados que mandam em Angola, os donos dos Porsche Cayene, Range Rover e o jatinho Falcon; Luua: - Luanda do meu coração; Despilfarram: - desbaratam, dão de gazosa, desperdiçam; Kaluanda: - os naturais da Luua, que andam na Luua, que ficam aluados, apanhados do clima; Banga: - estilo, show-of, maniento; Cutucar: - picar, aguilhar, dar ares picaros; Catorzinhas e Desanovinhas: as m´boas da festa, que surfam namoro no seco e molhado, gajas da nite; Sem-cabaço: - sem os três, sem os quatro e cinco, desvirginadas, oferecidas, boas como o milho; Casita: Aqui é conotada com mansão de luxo, extra luxo, seis estrelas.
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA