FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
"MUSSENDO DO FÓRUM CRYPTON - 1ª Parte" . Em Washington com JANUÁRIO PIETER*
Mucubais perto do Crypton . Neves e Sousa
O “Fórum Crypton” ficava no meio de uma densa floresta; um edifício na forma de pirâmide quadrada rodeada de altos plátanos. Dentro, num espaço único na forma de labirinto, seguimos um corredor que visto de cima deveria parecer um estrela de David; taipais corridos com a altura de dois metros dividiam compartimentos menores, todos eles com muitos computadores alinhados; nestes, havia gente teclando máquinas ao som de uma suave música de fundo; a luz ténue carmim rebrilhava teclas com símbolos criptados. A mesma luz carmim dava um aveludado contorno às pessoas de áurea fosforescente. Sentia-se o ar frio e seco a arranhar pulmões, em realidade, era um ambiente de extraordinária estranheza. Enquanto isto Pieter foi-me dizendo: - Aqui, estuda-se o potencial oculto da mente humana, são novas ciências místicas de noética, cargas em sobrefusão para fotografar mãos de um praticante que cura pela fé, tal como Jesus curava os doentes.
Força da Mão
Eu só fiz um aceno com a cabeça dando indicação de estar a acompanhar tal explicação pelo que continuou: O projecto de transferência de campos energéticos, e principalmente através da ponta dos dedos de forma a alterar a composição celular de um paciente, está em curso; toda esta gente tenta decifrar esse poder divino; as grandes mudanças filosóficas da história começaram sempre com uma ideia ousada, conclui Januário bem na hora de chegarmos ao salão grande. Ali, naquele espaço a que chamavam “templo”, encontrava-se gente de vestes estranhas falando de forma suave; em grupos acocoravam-se em sofás com forma de rochas parecendo por isso, um tanto duros. Pieter levou-me até ao conjunto de penedos em pano de camurça a conferir com as rochas magmáticas que compunham a parede que se perdia em altura na áurea da tal luz carmim uniforme e, aonde já se encontrava um sujeito, que vim a saber depois ser o nosso principal interlocutor do momento.
Esoterismo
Foi este sujeito, para lá da meia-idade, cabelos, bigode e barbas brancas com uma testa larga e saliente e olhos vivaços de curiosidade, que Januário Pieter me apresentou: - Este é o senhor Rasputim Feliz um meu amigo de há velhos tempos, com quem debato frequentemente ideias que para gentes comuns são bruxarias ou coisas esotéricas; um desconhecido mundo da maioria dos mortais. Apertei a grande mão nodosa de Feliz e, senti que era um homem do campo pelo calejado e, ali ficamos trocando umas primeiras falas, coisas passadas em Vilar de Perdizes, seus encontros anuais com gente carregada de poderes do além, curandeiros de manchas e chagas expostas. E, também com massagens e pedras preciosas, entremeando cultos de rezas e resmungos indecifráveis, ervas purgativas, depurativas, laxantes e regeneradoras; bruxas e magos com charlatães à mistura. Muitas e variadas ervas remetendo ao corpo as propriedades da terra mãe. Aquele homem parecia ter o condão de curar só pelo olhar intenso. Veio da Alemanha do Leste perseguido por suas crenças, encontrando paz de espírito nas encostas graníticas da Serra da Estrela. A tranquilidade que tanto procurava encontrou-a ali na companhia de um aldeão lavrador de charrua que lhe ofereceu guarida em sua modesta casa; uma granítica casa de pedra sobre pedra guarnecida de uma pesada e grossa porta de carvalho segura por uma simples tranca. O aldeão repetidamente dizia-lhe: - Se gostas do amanho da terra vais ser um homem feliz. Foi assim que adquiriu o nome de Feliz fazendo em cada dia, tudo, para tal alcançar.
*Januário Pieter: - Um personagem amigo, um sábio que me assiste e complementa conhecimentos...Um fantasma feito guia Kalunga; o homem que nasce da morte metaforizada com mais de 300 anos (386 anos para ser exacto - Ver crónica de Kwanza e os Mafulos de 22de Julho de 2009).
Glossário: - mussendo: estória contada com foro de lenda ou imaginada; descrição de ocorrências num tempo sem escrita.
(Continua...)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA