FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“Arte da Felicidade” - IX
Felicidade . Miró
A vida, actualmente é caracterizada por mudanças súbitas, inesperadas e às vezes violentas. Uma mente flexível pode ajudar-nos a harmonizar as mudanças externas que estão ocorrendo ao nosso redor unificando os nossos conflitos, incoerências e armbivalências interiores. Ao adoptar uma abordagem flexível e maleável diante da vida, poderemos manter nossa serenidade mesmo nas condições mais inquietas e turbulentas, propiciando capacidade na recuperação do espírito. Precisamos encontrar um equilíbrio. Descobrir uma abordagem que se situe em algum ponto intermediário: “Se temos expectativas excessivas, sem uma base adequada, geralmente resulta em problemas. Alguma esperança é essencial porque, sem expectativas e esperança, sem aspirações e ambições, não pode haver progresso mas, nem sempre é fácil descobrir o perfeito equilíbrio. É necessário avaliar cada situação por si, usando antídotos correctos”.
Carências . Miró
Todos nós nascemos em estado de ignorância. Nesse sentido, a ignorância também é perfeitamente natural. Seja como for, quando pequenos, somos muito ignorantes, no entanto, à medida que vamos crescendo, dia após dia, por meio da educação e aprendizado, podemos adquirir conhecimentos e dissipar a ignorância. Porém, se nos deixarmos ficar num estado de ignorância, sem desenvolver conscientemente nosso aprendizado, não conseguiremos dissipá-la. Logo, se nos deixarmos ficar num "estado natural" sem fazer um esforço para acabar com a ignorância, não brotarão espontaneamente as forças ou factores da educação e do aprendizado, que se opõem a ela. Do mesmo modo, através do treinamento adequado, podemos aos poucos reduzir nossas emoções negativas e aumentar estados mentais positivos tais como o amor, a compaixão e o perdão.
Afectos . Miró
Mas, se essas emoções fazem parte da nossa psique, como poderemos sair victoriosos na luta contra algo que é inerente a nós mesmos? O desejo em excesso e a ganância quando não baseados em motivos válidos, costumam só gerar problemas e complicar nossa vida. São desejos que se baseiam simplesmente num sentimento de insatisfação, de querer mais, muito embora as coisas que queremos não sejam realmente necessárias. Como fonte de felicidade, o mundo cidental, volta-se para as crenças religiosas mas, na visão diferente de Dalai-Lama, não é das varias religiões que depende a mudança, mas sim do raciocínio e treinamento da mente em detrimento da pura fé. O enfoque será semelhante à ciência da mente, exactamente como é usada a psicoterapia. Estamos acostumados a recorrer a técnicas psicoterápicas como terapia comportamental a fim de eliminar maus hábitos específicos como o fumo, a bebida, as explosões de fúria e depressão.
Referência Bibliográfica: A Arte da Felicidade, um manual para a vida por Dalai Lama
Arranjo e compilação de
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA