FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“Arte da Felicidade” - X
Dalai Lama é um alto lama do budismo tibetano . É uma combinação do Mongolian que significa "Oceano" e o tibetano palavra bla-ma (com um "b" silenciosa), que significa "professor". A palavra tibetana "lama" corresponde precisamente ao mais conhecido em sânscrito palavra " guru ".
Normalmente descoramos os atributos positivos como o amor, a compaixão, a paciência ou a generosidade como armas contra todas essas emoções e estados mentais negativos. O método do Dalai-Lama para alcançar a felicidade tem por base a idéia revolucionária de que os estados mentais negativos não são parte intrínseca das nossas mentes. Não está no nosso genes existencial; são obstáculos transitórios que impedem a expressão do nosso estado latente de alegria e felicidade. A moderna terapia cognitiva, desenvolvida por psicoterapeutas tais como o dr. Albert Ellis e o dr. Aaron Beck, baseia-se na idéia de que as emoções que nos perturbam e nossos comportamentos desajustados são causados por distorções no pensamento e por crenças irracionais. A terapia concentra sua atenção em ajudar o paciente a sistematicamente identificar, examinar e corrigir essas distorções no pensamento. Os pensamentos corretivos, em certo sentido, passam a ser um antídoto contra os modelos deturpados de pensamento que são a fonte do sofrimento do paciente.
.
Albert Ellis e Aaron Beck
Há muitas espécies diferentes de emoções negativas ou aflitivas, como a presunção, a arrogância, o ciúme, o desejo, a luxúria, a intolerância e assim por diante mas, de todas essas, o ódio e a raiva são considerados os maiores males por serem os obstáculos de maior vulto ao desenvolvimento da compaixão e do altruísmo; e, também por destruírem nossa virtude e nossa serenidade mental. "Pois, apesar de em raras circunstâncias alguns tipos de raiva poderem ser positivos, em geral, a raiva gera rancor e ódio. E, quanto ao ódio, ele nunca é positivo. Não gera absolutamente nenhum benefício. É sempre totalmente negativo. "Não podemos superar a raiva e o ódio simplesmente suprimindo-os.
Presunção . Miró
Precisamos cultivar diligentemente os antídotos ao ódio: a paciência e a tolerância”. Seguindo o modelo de que falamos antes, a fim de sermos capazes de cultivar com êxito a paciência e a tolerância, precisamos de gerar entusiasmo, um forte desejo de atingir o objetivo. Se simplesmente, nos acostumarmos cada vez mais a deixar que eles aconteçam e só continuarmos a expressá-los, isso normalmente resulta em seu crescimento, não na sua redução. Por isso, para mim, quanto mais adotarmos uma atitude cautelosa e quanto mais procurarmos reduzir o nível da sua intensidade, melhor será.
Referência Bibliográfica: A Arte da Felicidade, um manual para a vida por Dalai Lama
Arranjo e compilação por
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA