FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“Arte da Felicidade” - XITolerância
Embora possamos ter passado por muitos acontecimentos negativos no passado, com o desenvolvimento da paciência e da tolerância, é possível nos livrarmos das sensações de raiva e ressentimento. Se analisarmos a situação, perceberemos que o passado é passado, de modo que de nada adianta continuar a sentir raiva e ódio, que não mudam a situação mas apenas causarn uma perturbação na nossa mente bem como a perpetuação da nossa infelicidade. Naturalmente, ainda podemos nos lembrar dos acontecimentos. O cérebro humano é equipado com um sistema sofisticado projetado para registrar as emoções do medo e da preocupação. Esse sistema atende a uma função importante - ele nos mobiliza para reagir ao perigo pondo em andamento uma complexa seqüência de eventos bioquímicos e fisiológicos. A preocupação permite-mos prever o perigo e tomar medidas preventivas.
Partilhar
Certos tipos de medo e um certo nível de preocupação podem ser saudáveis, no entanto, sentimentos de medo e ansiedade podem persistir e até se agravar na ausência de uma ameaça autêntica; e, quando essas emoções crescem além de qualquer proporção com relação a algum perigo real, elas se tornam sinais de má adaptação. A ansiedade e a preocupação excessivas podem, como a raiva e o ódio, ter efeitos devastadores na mente e no corpo, tornando-se a fonte de muito sofrimento emocional e até mesmo de enfermidades físicas. Do ponto de vista mental, a ansiedade crônica pode prejudicar o discernimento, aumentar a irritabilidade e bloquear nossa eficácia geral. Ela também pode levar a problemas físicos, entre eles, incluídos a redução da função imunológica, as doenças cardíacas, os transtornos gastro-intestinais, a fadiga, a tensão e a dor muscular. Transtornos de ansiedade provocam até a inibição do crescimento em adolescentes.
Confraternizar
“Em geral, o medo, está relacionado ao ódio e ocorre como uma espécie de criação mental. Portanto, ao lidar com o medo, precisamos primeiro recorrer à nossa faculdade do raciocínio e procurar descobrir se existe ou não um motivo legítimo para nosso medo." Muitos de nós somos atormentados por mais de uma preocupação difusa e permanente acerca de uma variedade de problemas do dia-a-dia. A atitude acertada consiste em procurar a solução. É mais sensato gastar a energia voltando a atenção para a solução do que nos preocupando com o problema. Por outro lado, senão houver saída, nenhuma solução, nenhuma possibilidade de equacionar o problema, também não fará sentido nos preocuparmos já que não poderemos fazer nada a respeito, mesmo. Nesse caso, quanto mais rápido aceitarmos esse fato, menos ele nos incomodará.
(Continua...)
Referência Bibliográfica: A Arte da Felicidade, um manual para a vida por Dalai Lama
Arranjo e compilação por
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA