AS ESCOLHAS DO CONSUL KELLER* - AL.BR
“NIÓBIO” - 2ª Parte
Por
Edvaldo Tavares
São Inúmeras as aplicações do Nióbio (Nb): Em indústrias nucleares, na indústria aeroespacial, na produção de motores de aviões a jacto, equipamentos de foguetes, mísseis, centrais eléctricas, aços especiais, supercondutores, armamentos, capacitores, tomógrafos e ligas ultra resistentes. Porque a baixas temperaturas se converte em supercondutor são inúmeras as potencialidades no uso do nióbio. A reserva de Catalão, Araxá e São Gabriel da Cachoeira, com mais de 97% da produção mundial faz do Brasil o maior produtor mundial de nióbio. O consumo mundial é de aproximadamente 37.000 toneladas anuais do minério quase totalmente brasileiro. Só a jazida de São Gabriel da Cachoeira possui 14 vezes a quantidade de Nióbio conhecido no Planeta.
Nióbio é um metal dúctil, cinza brilhante, que passa a adquirir uma coloração azulada quando em contato com o ar em temperatura ambiente após um longo período. Suas propriedades químicas são muito semelhantes às do tântalo (elemento químico),
Qualquer tipo de riqueza nacional, pública ou privada, de natureza tecnológica, científica, humana, industrial, mineral, agrícola, energética, de comunicação, de transporte, biológica, assim que desponta e se torna importante, é imediatamente destruída, passando por um inexorável processo de transferência para outras mãos ou para seus "testas de ferro locais" fruto das pressões externas que subjugam o povo brasileiro. Os inimigos do Brasil no domínio de minerais em indústria de tecnologia de ponta são implacáveis nas negociações e com certa passividade ou alheamento, o povo brasileiro assiste à desmontagem do país nas áreas de pesquisa e aproveitamento integral das matéria nobres. Na guerra assimétrica, de quarta geração de influências subtis, não há inicialmente uso de armas e bombardeios com grande mortandade. O processo ocorre de forma sub-reptícia, com a participação activa de colaboracionistas, entreguistas, corruptos, lobistas e traidores.
O povo na sua esmagadora maioria desconhece o que de gravíssimo está ocorrendo na sua frente e não esboça nenhum tipo de reação. Por detrás, os países hegemónicos, mais ricos, colonizadores, injectam volumosas fortunas em suas organizações nacionais e internacionais (ONGs, religiosas, científicas, diplomáticas) para corromperem e corroerem as instituições e autoridades nacionais para consequentemente solaparem a moral do povo e esvaziar atitudes de quem de direito. Este tipo de acontecimento é no momento, vivenciada no Brasil. É importante chamar a atenção disto pelo facto de que em Roraima, a RII é para 5.000 indígenas e que a RIRSS é para 15.000 indígenas. Somando as duas reservas indígenas dão 256.649Km2 para 20.000 silvícolas de etnias diferentes (dizem que são só 7.000 na verdade!), que na maioria nunca viveram nas áreas, muitos aculturados e não reivindicaram nada. Estranho,... não é?
*R. Keller: -Distinto Consul do Reino de Manikongo nas terras de mangue com sirí. Feito Consul por decisão do soba T´Cingange devido à sua arguta e justa visão do mundo que o rodeia, e nosso lugar de encontro.
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA