AS ESCOLHAS DO KIMBO
"Evangelhos apócrifos"
Por Mateo Sancho Cardie
Com que idade morreu Jesus Cristo? - Apesar de sempre se ter aceite que Jesus foi crucificado com 33 anos, historicamente sabe-se que não é assim. O primeiro paradoxo estabelece-se no facto de Jesus Cristo ter nascido, curiosamente, no ano 6 anterior a sua própria era, já que Herodes, o Grande - rei da Judeia, durante o nascimento de Cristo - morreu no ano 4 a.C. Por outro lado, Pôncio Pilatos, que ordenou sua execução, era governador regional da Judeia entre os anos 29 d.C. e 37 d.C. anos dos quais a única sexta-feira de Páscoa com lua cheia foi a do dia 7 de Abril do ano 30 - por isso, ele teria morrido com 36 anos a 7 de Abril do ano 33. “Em qualquer caso, um homem nessa idade era maduro, com 40 anos já se era um avô", explica Cabrera, por isso, é necessário desprezar o aspecto juvenil de Jesus que mostra a iconografia cristã.
Jesus morreu numa sexta-feira? -A paixão e morte de Jesus Cristo é desde sempre a Sexta-Feira Santa, mas Piñero discorda. "É mais provável que Jesus tenha sido crucificado na quinta-feira, pela simples razão de que se foi crucificado às 3 da tarde da sexta-feira, teria morrido já no final da tarde e isso para os judeus é um novo dia, ou seja, sábado (Shabbat), dia de descanso, no qual não se pode realizar uma crucificação", argumenta Piñero.
Jesus carregou a cruz até o Gólgota? - "No suplício da cruz, a lei romana obrigava que se carregasse o travessão até o cadafalso. O poste vertical já ficava cravado no local, porque uma cruz inteira podia pesar mais de cem quilos, impossível de ser levada por uma só pessoa", explica Cabrera. A coroa de espinhos, prossegue o legista, não era como se diz, mas um capacete completo. O que sim é real, são as vestimentas. "Como qualquer outro crucificado, Cristo não usava nada de roupa, salvo uma espécie de lenço que cobria seu órgão sexual por pudor. As roupas tornam mais difícil a crucifixão, mas não tem nada a ver com nenhuma tradição".
KAPIKUA: O que se lê igualmente da direita para a esquerda ou vice-versa e ao qual se atribui boa sorte.
(Continua – O Livro da Urântia)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA