AS ESCOLHAS DO SOBA*
“DIANE STEIN” **
Sopro Vital
O processo iniciático do reiki, pode ser considerado uma das coisas mais sagradas na terra. Desde o momento da iniciação, um novo curador é criado ou despertado. O aluno que se transforma num mestre em reiki passa por profundas transformações em sua vida. Para realizar qualquer iniciativa, o mestre deve ser capaz de manter a posição “Hui Yin”, com a língua tocando o céu-da-boca durante todo o processo. Deve segurar a respiração, enquanto não assopra e, ao fazê-lo, a língua fica no céu-da-boca. Depois de assoprar, deve respirar profundamente de novo. Ao assoprar, transmite-se o Ki, e a primeira definição do Ki é “Sopro vital”. Ao fazer várias iniciações de uma só vez, é permitido respirar normalmente e deixar de lado o Hui Yin entre um estudante e outro.
Tarsila do Amaral
Entretanto, pode ser mais fácil manter o Hui Yin preso até que todas as iniciações sejam realizadas. O Hui Yin será libertado ao terminar e terá de se integrar de novo à terra fazendo orbita microcósmica, para que o Ki circule novamente e restabeleça o fluxo de energia normal do corpo. Para receber a iniciação o aluno senta-se numa cadeira, com as costas rectas e os pés no chão, preferivelmente sem sapatos. O mestre segue os trâmites sem pulseira, relógio ou fios. O aluno colocará a palma das mãos, uma contra a outra à altura do peito em posição de oração, de forma a serem manipuladas pelo mestre. Os alunos mantêm-se sentados em cadeiras com espaldar recto. Uma pessoa que tenha um tipo de “manipular” pessoas ou que possa fazer mau uso do seu potencial psíquico, não poderá receber o Reiki II, pois o uso indevido dessa maravilhosa energia pode acarretar a criação de karmas ruins.
Os símbolos usados indevidamente, embora nada de mal façam a ninguém, independentemente das intenções com que são enviados, o melhor, é tomar precauções para que nada disso suceda. O Reiki foi criado para curar e não para causar o mal. Podem ser passadas credênciais na forma de certificados aos reikianos de 1º, 2º ou 3º grau, mas, trata-se de uma mera formalidade porque não é um papel assinado que faz um Mestre em Reiki e sim a capacidade de curar e ensinar. Um certificado não faz um curador; curador é aquele que realmente faz curar, seja o paciente portador de sida ou lepra ou mazela maior. Os quatro passos de cura à distância são: 1- Imaginar a pessoa a curar pequenina, encolhida entre as palmas das mãos; 2- Imaginar-se na presença da pessoa, realizando uma cura de directa; 3- Usar a perna (a coxa ou joelho) como centro de atenção; 4- Utilizar um objecto (um urso de peluche por exemplo) para substituir a pessoa que recebe a energia da cura
(Continua...)
Ilustrações de Tarsilio do Amaral - Brasil
** - DIANE STEIN: É, talvez, a maior divulgadora do Reiki no Ocidente. Autora do livro Reiki Essencial – manual completo sobre uma antiga arte de cura
* Soba – O compilador deste rascunho extraído do livro de Diane Stein, portador do 2º grau de Reiki pela Dra. Elza Horta de Almancil – Faro (Psicóloga, formada nos Estados Unidos da América)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA