“ESCUTAS INDEVIDAS DE... ASSUNTOS SIGILOSOS “
BRASIL . “Sindrome Cachoeira” - no uso de celulares
Síndrome, também chamado síndroma, é o grupo ou agregado de sinais e sintomas associados a uma mesma patologia e que em seu conjunto definem o diagnóstico de como alterar o quadro ou condição.
Bicheiro Carlos Cachoeira - A organização criminosa montada pelo bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, revela-se aos poucos muito mais ampla do que se pensava. Após a derrocada do senador Demóstenes Torres, que foi obrigado a abandonar o DEM e corre o risco de perder o mandato por suas ligações com Cachoeira, o dilúvio de informações que constam no inquérito da Operação Monte Carlo chega ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). De acordo com a PF, pessoas ligadas diretamente a Perillo vazaram previamente a Cachoeira informações sigilosas sobre ações policiais, permitindo ao bicheiro se antecipar a operações de repressão à jogatina. Além disso, o monitoramento de Cachoeira também identificou laços estreitos com políticos e empresários e sua influência na nomeação de dezenas de pessoas para ocupar funções públicas no governo de Goiás.
As conversas telefónicas no primeiro escalão de Dilma Rousseff já estão mais seguras e protegidas de escutas indevidas e ilegais. O Governo adquiriu 395 celulares Nokia de última geração, com criptografia para proteger o conteúdo falado. Cada aparelhinho, importado da Finlândia, custa em torno de R$ 12 mil reais. Dos 100 aparelhos que ficaram com o Palácio do Planalto, curiosamente, três foram dados aos mais ilustres membros do “governo paralelo”: o ex-presidente Lula da Silva, e os super-consultores José Dirceu e Antônio Palocci Filho. É apenas um sinal (telefónico) de que continuam mandando muito nos destinos do País. Livres das escutas, poderão trabalhar com mais desenvoltura. Alguns senadores mais influentes da base governamental já receberam os seus mimos anti-grampo, juntamente com os ministros ainda prestigiados por Dilma Rousseff.
Dilma Russeff (A Presidenta)
Não se sabe por que motivo o vice-presidente Michel Temer ainda não recebeu o dele. Outro que ficou de fora da primeira fornada foi o Presidente do Senado. José Sarney, que também deseja um aparelho criptográfico para “as emergências”. O sofisticado sistema de segurança é simples de operar; basta digitar a tecla + e o código de área da ligação para o telefone ficar imune contra as arapongagens (intrusos). A partir de agora, os aparelhos via satélite, de operação muito mais cara, ficarão de reserva. A “Presidenta” e seus “assessores privilegiados” só vão usá-los para contactos em lugares remotos, onde não houver sinal de telefonia móvel. Parabéns ao governo pela economia de recursos públicos! Outros 600 equipamentos idênticos devem ser enviados ao governo brasileiro pela Nokia. Os telefones foram testados e aprovados pela Polícia Federal e pela Agência Brasileira de Inteligência. Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal também têm interesse neste celular que é usado pelos grandes líderes mundiais.
Vivemos num período em que assistimos ao impressionante desenvolvimento tecnológico na área da informação, do advento das mídias digitais, entre as quais a internet e o celular, o facebook e o skype, e consequente organização social na forma de “rede”. O mundo está cada vez mais interconectado influenciando decididamente o nosso modo de ser, a forma de estar no quotidiano com relacionamento quase intergaláctico. No entanto, o acesso às novas tecnologias não é o garante à qualidade da nossa comunicação; O imbróglio Cachoeira dá para reflectir sobre como se está usando as modernas mídias e até que ponto elas nos estão ajudando a construir uma sociedade com melhor qualidade de vida. E, tudo isto passa à margem da guerra que tantos mortos têm provocado no Kongo na exploração desse minério conhecido por coltan; a principal matéria com que é feita essa máquina que nos ata à cruz da vida. Cá por mim vou ficando por preferir o “silencio” o elemento mais importante no processo de comunicação. Se não escutarmos, como poderemos dizer as palavras certas às pessoas e ao mundo que nos cercam. Não se crucifiquem dizendo tudo o que sabem!
(A seguir… Galeno, um mineral)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA