FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“QUILOMBOLAS DO BRASIL”
QUILOMBOLAS - "Ser quilombola (kilombola) é ter sobre os nossos ombros a história de um povo que foi transladado de África para as Américas para trabalhar na escravatura". No Brasil vivem em comunidades espalhadas por todo o território (existem cerca de três mil no Brasil); são descendentes de antigos escravos que por alforria ou fugidos, encontraram a liberdade em locais distantes como a Serra da Barriga em Zumbi dos Palmares, por exemplo. São comunidades ou grupos étnicos predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana. Autodefinem-se a partir das relações com a terra, pelo parentesco, pelo território, da ancestralidade, ou suas tradições e práticas culturais próprias. Eles vieram de Cabo Verde, Angola, Guiné, Togo, Moçambique, Senegal, Nigéria, Sudão, Iganda, Zaire ou Congo, enfim, um pouco de toda a África.
A comunidade quilombola do Rio dos Macacos está lutando contra o tempo. Em apenas algumas dias, uma ordem da justiça pode tirar a comunidade das terras em que vive há mais de 200 anos. Somente uma grande mobilização popular pode impedir que a pressão da Marinha prevaleça. Junte-se a essa luta agora, e a Avaaz e o defensor público que defende os quilombolas entregarão a petição diretamente para o juiz quando alcançarmos 50.000 assinaturas: Em poucos dias, 200 anos de cultura tradicional podem ser extintos. Os quilombolas de Rio dos Macacos na Bahia podem ser expulso de suas terras para a construção de uma base da Marinha. Mas a solução para o problema está a nosso alcance! A Marinha do Brasil quer expandir a Base Naval de Aratu a todo custo, mesmo que tenha que devastar uma tradição centenária e expulsar os quilombolas da região. Os pareceres técnicos do governo já afirmaram que os quilombolas têm direito àquela terra, mas eles só têm validade se publicados -- mas a lentidão da burocracia pode fazer com que o juiz do caso determine a remoção da comunidade antes que seu direito seja reconhecido. Eles estão com a faca no pescoço e nós podemos ajudar a vencer essa batalha se nos unirmos a essa causa!
Não temos tempo a perder! O juiz decidirá na próxima segunda-feira se retira os quilombolas ou espera a publicação do parecer do governo. A defensoria pública disse-nos que somente uma grande mobilização popular pode impedir que a pressão da Marinha prevaleça. Junte-se a essa luta agora, e a Avaaz e o defensor público que defende os quilombolas entregarão a petição diretamente para o juiz quando alcançarmos 50.000 assinaturas. Assine a petição abaixo para impedir que a lentidão da burocracia acabe com uma comunidade tradicional:
http://www.avaaz.org/po/urgente_quilombolas_em_risco_c/?bxeoJcb&v=16624
De acordo com estudos, das três mil comunidades quilombolas que se estima haver no Brasil, apenas 6% tiveram suas terras regularizadas. É um direito das comunidades remanescentes de escravos garantido pela Constituição, e responsabilidade do Poder Executivo emitir-lhes os títulos das terras. A cultura quilombola depende da terra para manter seu modo de vida tradicional e expulsar quilombolas dessas terras pode significar o fim de uma comunidade de 200 anos. A comunidade do Rio dos Macacos tem até o dia 1º de Agosto para sair do local e, após isso, sofrerá a remoção forçada. Entretanto, temos informações seguras que técnicos já elaboraram um parecer que reconhece o direito dos quilombolas, mas ele só tem validade quando for formalmente publicado e a comunidade corre o risco de ser expulsa nesse intervalo de tempo. Temos visto que, quando nos unimos, movemos montanhas e derrotamos gigantes. Vamos unir-nos mais uma vez para garantir o direito de terra da comunidade quilombola Rio dos Macacos e dar paz as famílias que moram no local. Juntos podemos alcançar justiça!
Com esperança e determinação, Pedro, Luis, Diego, Carol, Alice, Ricken e toda a equipe da Avaaz
Cazumbi: feitiço (Angola); coisas do espírito.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA