FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“ Milagres - Urântia”
Supor que o universo possa chegar a ser conhecido, que é inteligível, é supor o universo criado por uma mente e dirigido por um ser pessoal. A mente do homem só pode perceber os fenómenos mentais de outras mentes, sejam humanas ou supra-humanas. Se a personalidade do homem pode experimentar o universo, há uma mente divina e uma personalidade real por trás desse universo. Deus é espírito: é um ser provido de uma personalidade espiritual; o homem também é um espírito: é um ser provido de uma personalidade potencialmente espiritual. Jesus de Nazaré alcançou a plena realização do potencial da personalidade espiritual na experiência humana; por conseguinte, sua vida dedicada a realizar a vontade do Pai se converte na mais autêntica e exemplar revelação da personalidade de Deus para o homem. Mesmo que só seja possível compreender a personalidade do Pai Universal numa experiência religiosa real, sentimo-nos inspirados com a vida terrena de Jesus por tão perfeita demonstração de realização e revelação da personalidade de Deus numa experiência verdadeiramente humana.
Quando Jesus falava do "Deus vivo", referia-se a uma Deidade pessoal — o Pai que está no céu. O conceito da personalidade da Deidade facilita o companheirismo; favorece a adoração inteligente; suscita a confiança reconfortante. Pode existir uma acção recíproca entre as coisas não pessoais, mas nunca o companheirismo. A relação de companheirismo entre pai e filho, assim como entre Deus e o homem não se dá, a não ser que os dois sejam pessoas. Somente pode haver comunhão entre seres providos de personalidade, se bem que tal comunhão pessoal é facilitada, em grande parte, graças à presença de uma entidade impessoal como o Modelador do Pensamento.
: O homem não consegue a união com Deus como a gota d’água encontra a unidade com o oceano. O homem alcança a união divina pela comunhão espiritual recíproca e progressiva, mediante o convívio de um ser pessoal com o Deus pessoal, alcançando gradualmente a natureza divina, em inteligente e sincera conformidade com a vontade divina. Um relacionamento tão sublime só pode existir entre seres providos de personalidade.
Ilustrações de Miro
Leitores do livro de Urantia em Portugal: suporte@urantia.com.pt
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA