FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“TEMPO QUE FOGE ! ". INDIGNAÇÃO
Por
Kimbo Lagoa – Reino de Manikongo.
"Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de cerejas. As primeiras, ele rói displicente, mas percebendo que faltam poucas, engole também o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturas. Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário da comissão politica ou de gestor do teatro. “Somos servos da lei para podermos ser livres”, disse Marco Cícero 106 anos Antes de Cristo. Este eloquente orador romano sem rival na sua imaginação, pela flexibilidade do seu espírito gracioso, veio também a morrer às mãos dos seus pares. Foi a suprema expressão do génio latino na sua dialéctica que veiculou o seu fim; Dos novos mandantes Fúlvio mandou atravessar com estilete a língua do grande tribuno e, António mandou expor a cabeça dele na tribuna dos oradores
"As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos". Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa. Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade. Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. Nas regras de democracia o voto vale pela dignidade de cada um e não pelo peso do seu estatuto social ou intelecto, não se mede aos palmos como num jogo de malha mas, sim pelo número de participantes.
Ilustrações de Costa Araújo e Ramiro batista
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA