AS ESCOLHAS DO KIMBO
"DUARTE LIMA " . O Amigo do alheio
Por
* Elvira Maria Monteiro Gaspar - Professora e Investigadora - Universidade Nova de Lisboa
O País em que um (ex)-líder parlamentar pode burlar e continuar a usufruir do dinheiro da burla, permanecendo vigiado, pago por todos nós, para sua segurança e conforto, numa das casas compradas com o dinheiro das fraudes que fez...já que, quando se iniciou na política, tinha "uma mão atrás da outra". Como cereja em cima do seu bolinho, tem o facto de não poder sair do País, ou "vai dentro", pelo mandato internacional que tem...por, depois de sobreviver a uma leucemia, estar acusado de envolvimento na morte de uma Portuguesa...rica! Não podemos dizer que os nossos políticos, e seus "acompanhantes", não têm espírito empreendedor!? Não criam é riqueza nacional!
Entre 1999 e 2002 auferiu oficialmente 394 mil euros. Na sua declaração de património e rendimento de titulares de cargo político, não há referência a 5,2 milhões de euros que, em 2001, foram transferidos para as suas contas pela cliente Rosalina Ribeiro. Actualmente recebe do estado uma subvenção vitalícia mensal 2.200 euros. Duarte Lima foi o advogado de Rosalina Ribeiro, ex-companheira de Lúcio Tomé Feteira que mantinha um litígio com a filha do falecido multimilionário Feteira. Rosalina desviou milhões de euros da herança de Feteira, que foram depositados em contas de Duarte Lima na Suíça. Em Outubro de 2011, a imprensa anunciou que o Ministério Público do Brasil acusou Duarte Lima de ter assassinado Rosalina Ribeiro, companheira do falecido milionário português Lúcio Tomé Feteira, a 7 de Dezembro de 2009, num descampado no município de Saquarema do Rio de Janeiro. Em 1 de Novembro de 2011 foi decretada pelo juiz de Saquarema a prisão preventiva do advogado e ex-parlamentar português, que se encontrava em Portugal, país cuja constituição não permite a extradição de cidadãos nacionais.
CASO BPN: Em 17 de Novembro de 2011, Duarte Lima e o seu filho foram detidos pela Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação relacionada com o caso Banco Português de Negócios, ficando em prisão preventiva. Duarte Lima já tinha sido constituído arguido neste inquérito, está indiciado por diversos crimes de fraude fiscal, falsificação de documentos, burla e tráfico de influências. É suspeito de ter usufruído directamente ou através de testas de ferro de vários créditos no valor de mais 40 milhões de euros, obtidos com garantias bancárias de baixo valor. A7 de Fevereiro de2012, o Tribunal da Relação de Lisboa confirma a prisão preventiva de Duarte Lima e o pagamento de uma caução de 500 mil euros para que o filho Pedro Lima se mantenha em liberdade até ao julgamento. Em 18 de Maio de 2012 continuou em prisão preventiva mas em sua casa com pulseira electrónica.
Homologado por
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA