AS ESCOLHAS DO SOBA*
Comentários de um chinês (10 Itens de Ficção) - A crise da Europa
As escolhas
de T´Chingange
Opinião de um professor chinês de economia, sobre a Europa - O Prof. Kuing Yamang, que viveu em França . Tudo isto é falso! O autor da fraude criou este nome em referência a um bolo francês, o Kouign Amann. O hipotético professor podia até ser o Ali-Há-Latas ou um Ká-Te-Kero. O texto que circula na NET que resulta da transcrição das legendas de uma entrevista para a televisão chinesa, afirma no entanto uma nova “pólvora” que hipoteca o futuro a quem recorre ao crédito fácil e da mentalidade indigente de alguns funcionários, lançando uma ameaça nada subtil: «Os europeus tornar-se-ão os nossos pobres. Dar-lhes-emos sacas de arroz…»
Vamos então ler e reflectir:
1. A sociedade europeia está em vias de se autodestruir. O seu modelo social é muito exigente em meios financeiros. Mas, ao mesmo tempo, os europeus não querem trabalhar. Só três coisas lhes interessam: lazer/entretenimento, ecologia e futebol na TV! Vivem, portanto, bem acima dos seus meios, porque é preciso pagar estes sonhos...
2. Os seus industriais deslocalizam-se porque não estão disponíveis para suportar o custo de trabalho na Europa, os seu impostos e taxas para financiar a sua assistência generalizada.
3. Portanto endividam-se, vivem a crédito. Mas os seus filhos não poderão pagar “a conta”.
4. Os europeus destruíram, assim, a sua qualidade de vida empobrecendo. Votam orçamentos sempre deficitários. Estão asfixiados pela dívida e não poderão honrá-la.
5. Mas, para além de se endividar, têm outro vício: os seus governos “sangram” os contribuintes. A Europa detém o recorde mundial da pressão fiscal. É um verdadeiro “inferno fiscal” para aqueles que criam riqueza.
Do mural de Costa Araujo
6. Não compreendem que não se produz riqueza dividindo e partilhando, mas sim trabalhando. Porque quanto mais se reparte esta riqueza limitada menos há para cada um. Aqueles que produzem e criam empregos são punidos por impostos e taxas e aqueles que não trabalham são encorajados por ajudas. É uma inversão de valores.
7. Portanto o seu sistema é perverso e vai implodir por esgotamento e sufocação. A deslocalização da sua capacidade produtiva provoca o abaixamento do seu nível de vida e o aumento do... da China!
8. Dentro de uma ou duas gerações, “nós” (chineses) iremos ultrapassá-los. Eles tornar-se-ão os nossos pobres. Dar-lhes-emos sacos de arroz...
9. Existe um outro cancro na Europa: existem funcionários a mais, um emprego em cada cinco. Estes funcionários são sedentos de dinheiro público, são de uma grande ineficácia, querem trabalhar o menos possível e apesar das inúmeras vantagens e direitos sociais, estão muitas vezes em greve. Mas os decisores acham que vale mais um funcionário ineficaz do que um desempregado...
10. (Os europeus) vão directos ao precipício.
Esta pólvora em 10 itens, já são do nosso conhecimento. O que temos mesmo, é de criar riqueza ao invés de criar uns quantos ricos e demasiados pobres.
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA