FÁBRICA DE LETRAS DO KIMBO
“DOS JESUITAS AOS TUBARÕES” . 10
Por
Roeland Emiel Steylaerts
Fiquei só na casa até o nono mês, pois meus pais e irmão tinham ido para Brasília. Sei que de noite matei uma cobra cascavel na frente da casa. Depois de dias chegou meu pai, e fomos para Brasília, em cima de um caminhão recomeçar a sorte. Aprendi muita coisa nesta cidade de Cavalcante, que hoje fica a três horas de Brasília, mas que naquele tempo era de quatro dias... de aventura. Ainda nos tempos que estive lá à procura de minerais, achei algo estranho em cima de uma serra, longe da estrada e totalmente isolado. Tratava-se de um vão de uns 7 metros de largura por uns 200 de comprimento, com uma altura de até 25 metros. Coisa que não foi feita por humanos. Depois voltei lá, mas não achei mais o local. Era uma coisa bastante estranha. Na época fiz uma planta; espero que um dia sirva para alguma coisa.
Estávamos trabalhando muito no Restaurante Xadrezinho; dia e noite, sábado e domingo. Só às segundas é que tínhamos nossa folga, indo jantar nos mais variados restaurantes. Era só abrir um restaurante novo, que a gente ia lá, comendo do melhor e mais caro. Finalmente!... Estávamos conhecidos na praça. Um dia um cliente, estudante de advocacia, disse a meu pai, se ele não quereria comprar um terreno no lago Sul. Venderia barato, e acabava com a pequena divida que tinha no restaurante. Fomos olhar, estrada de chão, longe, tinha que passar primeiro pelo aeroporto. Ainda não havia pontes em Brasília, e ninguém queria comprar nada. Meu pai finalmente comprou este terreno, e depois o outro do lado de uma pessoa que morava no Rio de Janeiro. Era bastante barato naquele tempo....
Meu pai fez um projecto de sua própria cabeça, sem planta nem nada, e fez uma casa no meio do nada com 620 m2 de área coberta, em cima dos dois terrenos com mais de 1200 m2 no total; fez também uma piscina e um quiosque. Aquilo ficou uma verdadeira mansão de rico. Ficamos morando lá dentro, dois anos sem portas e janelas. Naquele tempo não havia ladrões; só que de vez em quando aparecia por lá uma ou outra cobra ou aranha. Terminada a mansão, começou a ser frequentada por visitas ilustres incluindo vários ministros e artistas, tanto da Bélgica como do Brasil.
(Continua...)
Piaçabuçu: Cidade situada na foz do São Francisco . Brasil
Nota: Esta é a estória vulgar de um emigrante Belga fugido da guerra que se aventurou em terra estranha do outro lado do Oceano. Os tempos mudaram, as agruras são outras mas a vida é assim mesmo, um rodopio de acontecimentos com carrapatos que parecendo nada, mudam o rumo.
Compilado com correcções ortográficas e arranjo ao texto original por
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA