“Em Portugal” - Os políticos nunca são condenados por corrupção.
As escolhas de
T´Chingange
O estado de impunidade dos políticos em Portugal é tão significativo que qualquer “pé de chinelo” se acha por isso, no direito de desrespeitar a lei; a lei que sempre o pune no maior rigor! Portugal é um país sem corruptos mas, cheio de corrupção; como é que isto se entende? Nenhum político foi alguma vez condenado por corrupção, são todos impolutos. Todas as acusações terminam sempre em nada, uma vez que a lei está concebida de tal forma que se torna muito difícil conseguir a condenação de quem quer que seja. A corrupção é um crime de quem gere dinheiros públicos, e os políticos não têm o menor interesse em aprovar uma lei que seja eficiente no combate a um tipo de criminalidade que os envolve directamente.
As pessoas que denunciam a corrupção são as únicas penalizadas; não há protecção para quem denuncie a corrupção. “Uma secretária de uma junta de freguesia que afirmou em tribunal ter ouvido falar nuns pagamentos feitos a um ministro para aprovar um grande projecto de licenciamento viu-se, no dia seguinte, despedida da junta onde trabalhava. Os legisladores, obviamente, não estão interessados em punir a corrupção a sério e em proteger quem a denuncia porque isso significaria que se punham a si mesmo em causa. Legislam em causa própria; praticam o “incesto” de forma premeditada e fingem combater essa prática branqueando a corrupção. Este é o esquema adoptado em Angola com requintes de mwangolés. No Brasil o esquema é também sofisticado e, mesmo a CPI* e o STF** não são suficientes para meter na cadeia quem prevaricou; Quando é que rico vai para a cadeia? Diz o povo brasileiro.
“Um bom jurista redige leis simples e claras mas, as leis que eles redigem são deliberadamente confusas”. Os advogados contratados pelos partidos e pelos governos, lavram leis cheias de regras sempre numa linguagem ininteligível, carregada de excepções formatadas para as conveniências. Além do mais, e como esses textos são propositadamente confusos, os escritórios de advogados ganham ainda dinheiro a elaborar pareceres sobre as leis que eles próprios fizeram. É uma gatunagem incrível. Andam a cortar salários e pensões às pessoas para pagar os prejuízos provocados por toda esta corrupção.
*Brasil - Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações directamente, quase sempre atendendo aos reclamos do povo.
** Brasil - Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte (tribunal de última instância) e Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos). Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última
Puto: Termo usado em Angola e referente a Portugal
Referência Bibliográfica: A mão do diabo de José Rodrigues dos Santos
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA