“O ESPÍRITO DA COISA” – Talento . 5
AS ESCOLHAS DO SOBA
“Como podemos amar a Deus que não vemos, se não nos importamos com o nosso próximo que está ali bem a seu lado?” disse madre Teresa aos dirigentes do mundo sem hesitar, memo sabendo que ia agredir os anfitriões. Não se intimidou apesar de ter orientações no sentido controverso da palavra. Nosso cérebro junta rapidamente todos os dados disponíveis e suas experiências anteriores como as opiniões de amigos, livros que lemos e novelas, somando-as e criando um padrão formatado em um veredicto instantâneo. Constata-se assim, a estranha influência que as circunstâncias têm sobre nossas escolhas. Nossa auto-estima necessita ser criada, desenvolvida e, existe apenas uma só forma de a desenvolver, ao se esbarrar em algo que não se consegue fazer, aplicar-se com veemência, trabalhar duro até descobrir que pode e, repetir o processo sempre que se queira.
Todo o mortal sofre com a ansiedade, a saudade, as dificuldades de adaptação, a impaciência em função da rejeição e, em especial, as dificuldades no ligar com todas essas incertezas. Tenha muita disciplina e persistência naquilo da qual está convicto provando aos demais essas suas realidades. Se busca o sucesso, siga essa regra, crie imunidade à rejeição. Aceite o desafio e diga o que lhe aprouver nos moldes apropriados e verá que os seus pontos fracos tornar-se-ão os elos fortes e, nessa acção de determinação verá o quanto sua auto-estima se eleva. Não se acanhe, nem nunca se deixe subestimar; replique com subtileza e saber e verá que olharão para si de uma outra forma.
Torne-se o senhor do mundo, escreva e fale o que lhe der na telha. Eu, não tenho ideia do que é necessário para viver da literatura, tornar-me um mercenário escrevendo livros atrás de livros no intuito de ter renda. Escrevo, porque apenas escrevo desabafando-me de maus agouros na tentativa de ser útil a alguém, mas antes desse alguém estarei eu e, isso apraz-me. É importante que você se torne um pouquinho maior, um pouquinho mais confiante, Se você está num grupo de gente e, sente vontade de falar, dizer alguma coisa, não se retraía, fale; rompa o medo, enfrente a forma como as pessoas vão receber o que tem a dizer. Decerto irá ficar um pouquinho maior, mais confiante. O importante é que você rompa o invólucro do medo.
Referência Bibliográfica: O Óbvio que ignoramos de Jacob Pétry
Kanimambo: Obrigado (Moçambique)
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA