“O ESPÍRITO DA COISA” – Talento . 10
AS ESCOLHAS DO SOBA
A MÍSTICA E O MITO DE PIGMALEÃO
Maxwell Maltz
O mito de Pigmaleão tem a sua origem em uma fábula do poeta romano Ovidio; Na fábula, Pigmaleão é um escultor que se apaixona pela sua própria obra: uma escultura. A deusa Vénus recompensa Pigmaleão dando vida à estátua. O sentimento do artista muda a condição da estátua. O efeito de Pigmaleão, significa, portanto, o resultado de nossas expectativas. O que aqui é dito, significa que ao se desejar profundamente alguma coisa, esse sentimento nos estimulará a buscar todos os meios para concretizá-lo. Há aqui, um mecanismo de suporte a que podemos classificar de místico. A teoria do cirurgião plástico Maxwell Maltz surgiu após observar que levava 21 dias para seus pacientes notarem as mudanças e os benefícios promovidos pela cirurgia, mas que enquanto isso, eles imaginavam os benefícios do tratamento e se sentiam muito mais entusiasmados e optimistas. A correcção de um defeito estético pode afectar o carácter e a personalidade das pessoas.
Mudar a aparência física, muitas vezes, cria uma pessoa completamente nova. O bisturi que mantinha em suas mãos tornou-se uma varinha mágica que não apenas mudava a aparência das pessoas, mas também a sua personalidade. O tímido e introvertido torna-se extrovertido e corajoso. Aquele considerado estúpido e ignorante torna-se brilhante e cortês. Um vendedor que havia perdido a confiança em si, virou modelo de auto-estima. A compreensão da atitude dessas pessoas, está no facto de se ter alterado algo nelas, que antes as fazia sentir inferiores. Mas, paralelamente aos que mudavam sua personalidade há outros que não mudam em nada; mesmo após alterarem sua fisionomia facial por completo, eles mantinham seu comportamento como se nunca tivessem alterado sua aparência. Amigos e familiares mal conheciam o paciente, mostrando-se entusiasmados com o novo visual mas, eles insistiam em que a cirurgia não mudara em nada sua aparência. Seu timo em nada mudava sua alma, sua vida.
O timo era conhecido pelos gregos antigos, e seu nome vem da palavra grega (thumos), ou seja, o coração, a alma, o desejo de vida, - possivelmente devido à sua localização no peito, perto de onde eles se sentem subjectivamente as emoções , ou, alternativamente, o seu nome vem da erva Thymus ( tomilho ) (grego θυμός ), que se tornou o nome de um "relatório de excreção", possivelmente por causa de sua semelhança com um ramo de tomilho.
Se o bisturi de Maltz era mágico para uns, porquê não o era para outros? É claro que o paciente raciocina através de uma estranha alquimia mental racionalizando da forma mais coerente com seu perfil psicológico. A cirurgia plástica só terá um resultado efectivo se, além da mudança física, a pessoa tivesses outra, psicológica. “ Se a imagem desfigurada não é removida da mente das pessoas, elas continuarão agindo como se a cicatriz ou o aspecto indesejável ainda lá estivesse” explicou Maltz. Se, no nosso dia a dia, estivermos às voltas com pensamentos de angústia, ansiedade, preocupações, por exemplo, a tendência é experimentar essas emoções.
Referência Bibliográfica: O Óbvio que ignoramos de Jacob Pétry
Kanimambo: Obrigado (de Moçambique)
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA