“RETÓRICA DA FÉ” – mistérios e profecias
Por
:::::: T´CHINGANGE
Falar sobre Maria Madalena suscita a questão da sexualidade de Jesus levando as pessoas a considerar também, o lugar da mulher na Igreja. Um Jesus casado, comprometerá séculos de preconceito contra essa intimidade. Os sacerdotes e rabinos da Terra Santa deviam casar-se, porque abster-se de procriar, era e ainda é entre os judeus ortodoxos, visto como uma ofensa a Deus. O celibato era motivo de censura por parte dos patriarcas da sinagoga e, como rabino judeu, seria muito estranho Jesus não ser casado, e tivesse uma esposa; ela estaria certamente mencionada nas escrituras – como “ Maria a esposa de Jesus”. Mas, não há nada, nenhuma frase que possa ser mesmo remotamente interpretada como alusão à sua esposa de direito. Será que os autores dos Evangelhos canónicos preferiram ignorá-la?
Será leviandade da parte de cada qual, um de nós, leigos, recordar coisas tão antigas na base de outros escritos quando as Epistolas aos Hebreus (4:15) dizem que Jesus era como nós em todas as coisas (…) ou ainda outra coisa bem diferente em uma tradução da Bíblia “…que como nós, em tudo foi tentado…”. O Magdalen College de Oxford, fundado em 1448, foi uma das primeiras faculdades do mundo a ensinar Ciências e alguns dos seus especialistas vêem intrincadas conexões míticas e metafóricas entre seus ritos primaveris de influência pagã da pré-história do cristianismo, por estudo derivado na semântica da palavra e temas de fé, teologia, simbolismo e mito.
A tradição não é imutável – ela está sendo continuamente construída à medida que os fiéis recorrem ao passado para enfrentar e compreender o presente. Não é algo que se aceite ou rejeite mas, interpretada a todo tempo. As crenças e práticas cristãs, dado que se apoiam em reivindicações históricas, terão de ser tomadas em conta todas as evidências, sem marginalizar aqueles de que não se goste. Tendo em vista o papel de destaque da religião no mundo de hoje, será importante que cristãos e não-cristãos, reconheçam a multiplicidade de vozes existentes nas várias tradições religiosas e as possibilidades que elas oferecem para o tratamento das complexas questões deste nosso tempo.
Bibliografia de referência: Os segredos do Código por Dan Burstein
KAPIKUA (capicua): O que se lê igualmente da direita para a esquerda ou vice-versa e ao qual se atribui boa sorte.
Ilustrações de Miró
(Continua…)
O Soba T´Chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA