“RETÓRICA DA FÉ” – mistérios e profecias
Por
::::: T´CHINGANGE
Em sete das oito listas de mulheres que acompanhavam Jesus, Maria Madalena é mencionada em primeiro lugar mas mesmo assim, seu estatuto de primeira-dama foi-lhe negado mais tarde. Na França medieval, surgiu uma verdadeira indústria de criação de provas da chegada e permanência de Maria Madalena no país; são fascinantes os relatos de fraudes e mitos fabricados durante as cruzadas por abades, bispos e nobres que obtiveram avultados lucros no negócio de relíquias levando para ali, objectos pretensamente sagrados vendidos em poções de suposto valor medicinal; com a banha-da-cobra promoveram também procissões, peregrinações festivais e até as primeiras produções teatrais ao ar livre juntamente com negócios e comércio um pouco por todas as cidades e, em todo o lugar aonde o nome e imagem de Maria Madalena penitente, eram invocados.
Foi por estas alturas - séculos XII e XIII, que se deu início às primeiras correntes turísticas de cariz religioso, levando multidões aos mais famosos santuários em busca de curas e expulsão de demónios, manifestações de intervenção divina encobrindo festivais de libertinagem. Confundiam assim a intervenção divina aludindo sedução pelas relíquias levadas em procissão. A sedução, ao que parece ser corrente, as cafetinas exerciam seu ofício à vista de todos; esta decadência parecia fazer parte da festa com a anuência dos conselhos municipais porque proporcionavam lucros substanciais às suas cidades. Os fiéis necessitavam de se alojar, alimentar e preencher o tempo em compras e diversão.
A Basílica de Vézelay foi fundada como um mosteiro da antiga vila romana de Vercellus (mais tarde chamada Vézelay). A vila passou pela regência da Dinastia carolíngia e tranferida para o controle de Girart de Rossilhão. Os dois conventos foram salteados pelos mouros no século VIII e o outro foi incendiado pelos Normandos. No Século IX a Abadia foi reformada sob a orientação de Badilo, que se afiliou a Abadia de Cluny. Vézelay também foi parte dos Caminhos de Santiago.
O culto a Maria Madalena era tido como detentor de um tal poder de intercessão perante Deus, que tudo se creditava a Ele. Bulas expedidas pelos Papas Lúcio III, Urbano III, e Clemente III, confirmam que o corpo de Maria Madalena jazia de facto na cidade francesa de Vézelay; um lugar muito distante da sua terra natal da Judeia. Antes de qualquer Evangelho ser escrito, as mulheres eram bastante consideradas no seio das primeiras comunidades cristãs; numerosos morais e mosaicos de comunidades cristãs primitivas, aparecem vestindo hábitos com insígnias sacerdotais mas, seguindo as directrizes da primeira Epístola a Timóteo, a hierarquia negou mais tarde às mulheres o direito de doutrinar e predicar.
Bibliografia de referência: Os segredos do Código por Dan Burstein
KAPIKUA (capicua): O que se lê igualmente da direita para a esquerda ou vice-versa e ao qual se atribui boa sorte.
Ilustrações de Miró
(Continua…)
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