AS ESCOLHAS KIMBO
HISTORIA O JORNALISMO EM ANGOLA – 3ª de 7 Partes
Por
Nell Teixeira
Cronologia / Bibliografia, sumária de alguns factos ligados à imprensa em Angola até 1923
1909 - Fim do jornal O Angolense, devido aos desentendimentos entre os seus membros (Francisco das Necessidades Castelbranco, director, Augusto Silvério Ferreira e Pedro da Paixão Franco, redactores, Eusébio Velasco Galiano, editor), provocado por um processo judicial a que o jornal foi sujeito.
1913 - Os jornais Independente e A Verdade são suspensos por ordem de Norton de Matos, Governador Geral, por considerar que colocavam em «perigo» a ordem na colónia. A suspensão durou dois meses, foi discutida nas Cortes na metrópole.
1916 - O Decreto de 31 de Julho estabelece a censura preventiva aos periódicos e outras publicações, que seria exercida por comissões a nível dos distritos e concelhos.
Norton de matos
1919 - Portaria n.º 149, de 8 de Maio, na qual se revogava a Portaria nº 291, abolindo, neste caso, a censura preventiva.
1922 - Acusados de incitarem as populações «indígenas» a revoltarem-se contra as autoridades coloniais, foi dissolvida a Liga Angolana, encerrado o jornal Angolense e foram detidos muitos «nativos», entre os quais António de Assis Júnior e Narciso do Espírito Santo. Facto conhecido com a «Revolta de Catete».
1923 - A 16 de Agosto, sai o n.º 1 do jornal A Província de Angola, fundado por Adolfo Pina. (Jornalismo Industrial e Profissional).
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Andrade, Mário Pinto de, Origens do nacionalismo africano: continuidade e ruptura nos movimentos unitários emergentes da luta contra a dominação portuguesa: 1911-1961, Lisboa, Dom Quixote, 1997. Bittencourt, Marcelo, Dos jornais às armas. Trajectórias da contestação angolana, Lisboa, Vega, 1999. CASTRO LOPO, Júlio de, Para a história do jornalismo de Angola, Luanda, Imprensa Nacional, 1952. Jornalismo de Angola. Subsídios para a sua história, Luanda, CITA, 1964. Coelho, Sebastião, Angola: história e estórias da informação, Luanda, Executive Center, 1999. Lourenco, João Pedro da Cunha, A imprensa e a problemática da liberdade de imprensa em Angola: 1866-1923 (dissertação de licenciatura em Ciências da Educação, especialidade História, apresentada ao Departamento de Ciências Sociais do Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED/Luanda – da Universidade Agostinho Neto), Luanda, 2003.
Ilustrações de Costa Araújo - Mano Corvo
T´Chingange - É do maior interesse saber de como evoluiu a imprensa em Angola a partir de 1836 e o quanto penaram seus jornalistas para comunicarem seus pontos de vista.
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA