AUSTRÁLIA . ANO DE 1522
James Cook reclamou a Austrália para a coroa do reino Unido a 21 de Agosto de 1770 mas, a verdadeira data da descoberta foi 248 anos antes.
Em 1522, Cristovão de Mendonça filho do Alcaide-mor de Mourão chegou alí com uma caravela e dois bargantins; esta frota de três embarcações era composta do bargantim São Cristovão capitaneada por ele, o bargantim Sant´António tendo como capitão Francisco Pereira e uma caravela tendo como capitão Pedro Eanes.
Aquelas embarcações sairam de Goa em 1521, tendo aportado à então designada Ilha do Ouro ( Cor do deserto ) no ano seguinte.
A viagem foi mantida em silêncio porque violava o Tratado de Tordesilhas assinado em 1492.
Uma das embarcações naufragou nas proximidades da actual Warnambool ( Victória ), tendo chamado ao casco surgido de "Mahogary Ship" por ser um navio feito em madeira de mogno.
Recentemente descobriram um dado irrefutável da chegada daquele navegador Português ao encontraram um canhão de genuína feitura portuguêsa do século XVI.
A história desta Ilha terá de ser refeita à luz dos novos achados a confirmar mapas então, não totalmente decifrados feito pelos marinheiros Lusos, a que chamaram de "Mapas de Dieppe".
A Ilha foi revisitada em 1525 por Gomes de Sequeira a quem se atribui a feitura de um pequeno forte segundo a versão recente de arqueólogos com créditos firmados.
Cristovão de Mendonça após esta descoberta foi nomeado capitão de Ormuz; ficaram escritos a confirmar isto.
Os governantes de hoje não podem escamotear esta realidade, em que foram os Portuguêses os iniciadores da Globália actual.
O Soba T´chingange
RECORDAÇÔES ANGOLA
fogareiro da catumbela
aerograma
NAÇÃO OVIBUNDU
ANGOLA - OS MEUS PONTOS DE VISTA
NGOLA KIMBO
KIMANGOLA
ANGOLA - BRASIL
KITANDA
ANGOLA MEDUSAS
morrodamaianga
NOTICIAS ANGOLA (Tempo Real)
PÁGINA UM
PULULU
BIMBE
COMPILAÇÃO DE FOTOS
MOÇAMBIQUE
MUKANDAS DO MONTE ESTORIL
À MARGEM
PENSAR E FALAR ANGOLA